Segundo dados, 86% dos brasileiros abrem o WhatsApp todos os dias.
E sabe aquele ditado de “esteja onde seu cliente está?”. Então, se esse é um dos principais meios de comunicação do país, o seu negócio precisa estar presente.
Mas, calma. Você não vai abrir uma conta no WhatsApp comum. Para as empresas, existe uma outra versão do app muito mais vantajosa: o WhatsApp Business.
É com ela que você vai atrair mais clientes, fazer mais vendas e criar um ótimo canal de atendimento. Quer saber mais? Continue acompanhando!
8 vantagens do WhatsApp Business

Confira os principais recursos e benefícios que o app fornece a sua joa a seguir.
#1 Facilidade de comunicação
Dúvidas sobre produtos, localização e entrega (caso você tenha delivery ou esteja presente em um marketplace) podem ser tiradas pelo WhatsApp Business da sua loja.
Isso facilita a comunicação entre seus clientes e o seu negócio.
E não se engane, hoje, os consumidores prezam muito por comodidade e praticidade. Exatamente o que essa ferramenta entrega.
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#2 Fortalece o relacionamento entre cliente e loja
Você já deve ter lido ou visto em algum lugar por aí que estamos na “era do cliente”.
Mas essa fase tem um sentido bem diferente daquele famoso ditado “o cliente sempre tem razão”.
Hoje, as empresas tem como foco tornar a vida do cliente mais fácil e melhorar a experiência de compra. Na prática, isso significa, por exemplo, fornecer vários canais de atendimento (WhatsApp, Instagram, telefone, e-mail).
Isso porque, quanto maior for a facilidade do consumidor em entrar em contato, resolver um problema ou tirar uma dúvida com a sua loja, mais o relacionamento entre vocês se fortalece.
E quanto mais forte esse laço, maiores são as chances de fidelização.
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#3 Atrai mais clientes
Agradar os clientes é essencial para aumentar a fidelização, mas não apenas isso. Quando você se preocupa com a qualidade do atendimento e se coloca disponível para o consumidor entrar em contato, você também atrai mais clientes.
Isso porque, as pessoas hoje estão acostumadas a encontrar as lojas na internet e em redes sociais e entrar em contato por lá.
Então, um exemplo do que pode acontecer, é um potencial cliente passar na frente da sua loja física, se interessar, mas não entrar por falta de tempo ou dinheiro.
Então, ele vai em busca de informações sobre catálogo de produtos, preços e horários de funcionamento na internet – inclusive, ta aí um motivo importante para ter rede social.
Se ele não acha, você provavelmente perdeu uma venda.
Se ele encontra essas informações, ainda a chance dele não voltar, pois não há como fazer o pedido pelo WhatsApp e as dúvidas devem ser tiradas apenas através do telefone fixo – o que muita gente evita.
Portanto, ao divulgar o número do seu WhatsApp Business, você já está mostrando a potenciais clientes, que você se preocupa em proporcionar comodidade e praticidade a eles, aumentando as chances de conversão.
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#4 Permite que você destaque informações importantes
Sabe o que falamos sobre o cliente buscar informações sobre a sua loja na internet? No WhatssApp Business você tem a opção de destacar todos esses dados, como: localização, horários de funcionamento, e-mail, site, etc.
#5 Agilidade na hora de responder o cliente
Ao invés de contar apenas com e-mail, redes sociais e telefone fixo, que podem demorar para serem respondidos, ou simplesmente esquecidos, o aplicativo é uma forma de comunicação rápida, que está sempre em mãos.
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#6 Permite a criação de um catálogo online
Não possui um site, redes sociais, ou loja virtual? Então, faça um catálogo dos seus produtos pelo WhatsApp Business.
Assim, você otimiza seu tempo e o do seu cliente, mostrando as mercadorias e os preços. E se previne de perder vendas, pois há consumidores que não gostam de entrar em contato só para perguntar se você tem aquele produto.
O catálogo do WhatsApp Business permite que você adicione uma foto, coloque o preço e escreva uma descrição, além de criar um link para os itens.
#7 É possível configurar mensagens instantâneas
Com o WhatsApp Business, você irá perceber que muitos clientes tentarão entrar em contato após o horário do seu funcionamento.
E apesar dos seus horários estarem especificados nas informações, nunca é bom deixar um cliente sem resposta ou esperando muito tempo.
Nesse sentido, a ferramenta permite a configuração de mensagens de ausência de forma automática. Por exemplo “Olá! Tudo bem? Nosso horário de funcionamento é das 9h às 18h de segunda a sábado. Assim que visualizarmos sua mensagem, entraremos em contato. Até amanhã”.
Para configurar essa mensagem é só seguir esses passos:
- Abra o aplicativo WhatsApp Business;
- Clique nos 3 pontinhos no canto superior direito;
- Pressione a opção “ferramentas comerciais”;
- Na seção “conversas”, pressione sobre a opção “Mensagem de ausência”;
- Habilite a opção “Enviar mensagem de ausência” e depois escreva a mensagem que deve ser enviada.
- Logo em seguida, configure o horário que essa mensagem deve ser enviada e também os destinatários.
- Por fim, clique em “Salvar”.
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#8 Dá para configurar uma mensagem de saudação
Outra opção do WhatsApp Business é configurar a mensagem de saudação, aquela que você recebe assim que entra em contato com alguma loja ou empresa pelo aplicativo.
Exemplo: “Olá, tudo bem? A Feijão Veneza fica feliz em te atender. Conte-nos o que deseja que logo um atendente virá te ajudar com o que você precisa”.
Para configurar essa mensagem, basta:
- Clicar nos 3 pontinhos no canto superior direito da tela;
- Na seção “conversas”, selecione a opção “Mensagem de saudação”;
- Habilite a opção “Enviar mensagem de saudação”;
- Escreva a mensagem que deve ser enviada;
- Selecione os destinatários que devem receber a mensagem configurada;
- No topo da tela clique em “salvar”.
Entendeu porque o WhatsApp Business é tão usado pelos negócios? Agora só falta você!
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