Unboxing. Talvez você nunca tenha ouvido esse termo por aí, mas provavelmente já viu algum vídeo de algum influencer abrindo encomendas, certo? Na linguagem das redes sociais, são os famosos “recebidos”.
“Ok, mas e o que isso tem a ver com a minha loja de produtos naturais ou empório?”, você pode estar se perguntando.
Aqui no blog, nós já falamos, neste outro artigo, que a parceria com influencers pode ser muito benéfica para as vendas. Então, é claro que se você decidir investir nisso, a caixa enviada para o influenciador deve ser caprichada.
E é claro que, quem decidir comprar na sua loja por influência desse profissional, vai esperar receber os produtos da mesma forma.
Mas, não apenas isso! O unboxing hoje é uma estratégia de marketing poderosa para a fidelização de clientes.
Preço e qualidade das mercadorias ainda são importantes, mas hoje, o cliente valoriza muito a experiência de compra.
Então, vamos entender mais a fundo o que é unboxing, quais são as vantagens e como utilizá-lo a favor do seu negócio.
Unboxing: o que é?
Na tradução literal, o termo em inglês, se refere a ação de tirar algo de uma caixa. Ou seja, é aquele momento em que você vai abrir a caixa do produto que você comprou pela internet.
Pode até parecer algo bem simples e irrelevante, mas não é. Com o avanço da internet e das compras online, filmar esse momento e publicar nas redes sociais tornou-se um hábito, que rapidamente começou a ser notado pelas grandes marcas.
Como geralmente, os consumidores abrem os pedidos e falam sobre as primeiras impressões que tiveram, as lojas viram nisso uma grande oportunidade de marketing.
Afinal, ao ver que uma outra pessoa recebe produtos bons, bem embalados e com uma surpresa na caixa, outros consumidores também vão realizar a compra buscando ter a mesma experiência.
Leia também: Como medir a satisfação do cliente?
Vantagens do unboxing para a sua loja
Se o unboxing é bem feito, a sua loja pode se beneficiar de várias formas:
- Estimula as vendas: quem ver um vídeo de unboxing da sua loja e gostou vai querer ter a mesma experiência;
- Aumenta a fidelização: quem ficar satisfeito irá comprar novamente;
- Agrega valor a sua marca: o preço perderá bastante a importância, visto que a experiência de comprar e receber o produto é tão positiva;
- Melhora a imagem da sua loja: os clientes se sentirão valorizados e saberão que sua loja se importa em oferecer uma boa experiência;
- Valoriza a identidade visual: não só a sensação boa de receber o pedido ficará na cabeça do consumidor, mas também a identidade visual (logo e cores) da sua marca;
- Estimula a divulgação gratuita: quando a caixa é feita no capricho, os consumidores começaram a postar em suas redes sociais, o que gera divulgação gratuita
- Fortalece a relação entre cliente e negócio: ao se sentir valorizado, a relação se fortalece e o consumidor passa a ser um advogado do seu negócio.
Leia também: Programa de fidelidade: o que é e como funciona essa estratégia
Como proporcionar uma boa experiência de unboxing?
O unboxing veio para ficar. E pensando que após ver os benefícios, você vai querer utilizar essa estratégia na sua loja, confira a seguir algumas dicas.
Capriche na embalagem
Quem vende produtos naturais já precisa ter um cuidado extra com as embalagens. Afinal, são alimentos e alguns deles podem murchar durante o transporte, como castanhas e banana chips, por exemplo.
Então, além de tomar o cuidado de embalar esses alimentos a vácuo, é importante também:
- Encher a caixa com papelão ou plástico com ar para proteger os produtos das movimentações no transporte;
- Carimbar/imprimir o nome da sua loja ou empório na caixa;
- Enviar um panfleto da sua loja dentro da caixa.
Leia também: Como fidelizar clientes no varejo: loja de produtos naturais
Envie recados escritos à mão
Uma prática que se tornou muito comum e que os clientes gostam muito de receber são os recadinhos escritos a mão.
Você não precisa fazer isso sempre, apenas no primeiro pedido, para comemorar o aniversário do cliente, desejar Feliz Natal, dentre outras datas especiais.
Esse ato transmite para o cliente que o pedido foi separado com muito carinho e que você o valoriza. Isso contribui para a fidelização e estreita o relacionamento.
Quer um exemplo de recadinho para usar? Confira:
“Olá, fulano (nome do cliente). Tudo bem? Ficamos muito felizes de receber o seu pedido. Separamos os produtos com muito cuidado e carinho, para que você aproveite muito bem a sua compra.
E não podemos deixar de agradecer a confiança, já que é a sua primeira compra conosco.
Esperamos que esse seja o início de um relacionamento feliz e duradouro”.
Inclua um elemento surpresa
Quem não gosta de uma surpresa? Os brindes sempre são muito bem-vindos, pois os clientes nunca estão esperando recebê-los.
Lógico que, antes de sair distribuindo brindes por aí, é preciso organizar bem o financeiro. Afinal, trata-se de um investimento para tentar fidelizar o cliente.
E não se preocupe em pensar em algo super criativo ou caro não. Pode ser, inclusive, algum outro produto da sua loja que combine com os itens que o cliente comprou.
Ou ainda, algo diferente, para ele experimentar.
Ofereça cupons de desconto para compras futuras
Outra coisa que não pode faltar no seu unboxing é um cupom de desconto, para estimular a segunda compra.
Algumas ideias que você pode aproveitar nos seus de cupom de desconto:
- Frete grátis na próxima compra.
- Crédito de R$ 15 no próximo pedido.
- Desconto de 10% em produtos da categoria X e/ou Y.
Acho importante ressaltar, que a primeira compra de um cliente é muito importante para a loja e por isso, a caixa deve ter um capricho a mais.
Contudo, o nível de qualidade das embalagens deve ser mantido em todas as outras compras. Se não, você provavelmente perderá o cliente.
Leia também: Como dar desconto para clientes sem se prejudicar
Como fazer vídeo de unboxing para a sua loja de produtos naturais ou empório?
A intenção do unboxing é fazer com que seus clientes façam vídeos abrindo as caixas de pedidos e postam nas redes sociais, como já vimos.
Mas, isso não impede que você mesmo faça vídeos abrindo ou montando essas caixas e poste nas redes sociais o seu negócio, para gerar desejo de compra em quem te segue.
E, para que o vídeo fique bem feito, separamos algumas dicas:
- Escolha um local bem iluminado;
- Use um celular para mostrar todos os detalhes das embalagens e produtos;
- Narre as características dos produtos; para que serve, qualidade, como usar;
- Adicione legenda no vídeo;
- Adicione uma música de fundo;
- Divulgue o vídeo em todas as redes sociais do seu negócio.
Leia também: Divulgando sua loja no Instagram
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