Feijão Veneza loja de produtos naturais atacado

Diversifique o mix de produtos para atrair novos clientes

Saiba como e porque diversificar o mix de produtos é essencial para atrair novos clientes e se destacar da concorrência.
mix de produtos

Você já reparou como as padarias modernas não se limitam mais a vender apenas pães? E os postos de combustíveis oferecem muito mais do que apenas gasolina? 

Esse movimento é chamado de diversificação de produtos. A diversificação é essencial não apenas para sobreviver no mercado competitivo, mas também para se destacar da concorrência.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

O que é o mix de produtos? Qual sua importância?

O mix de produtos é a combinação de diferentes itens disponíveis em uma loja. É ter um catálogo diversificado para atrair e atender a diversos públicos. 

Por exemplo, imagine uma loja de artigos de informática que além de notebooks, também oferece roteadores, cabos, mouse, teclados e impressoras. 

Apesar do foco principal ser notebooks, a loja também oferece produtos complementares. Gerenciar essa variedade de produtos é fundamental para o sucesso do negócio.

Diversificar o mix de produtos ajuda a atrair mais consumidores e aumentar as chances de vendas. Além disso, oferecer uma variedade de opções facilita a compra por impulso. O cliente pode ir em busca de um item específico, mas acaba levando outros que chamam sua atenção.

Essa estratégia traz diversos benefícios para o negócio. O aumento do mix de produtos pode levar ao:

  • Aumento do ticket médio de vendas;
  • Proporcionar maior visibilidade para o estabelecimento;
  • Encantar e satisfazer os clientes;
  • Criar vantagem competitiva em relação à concorrência;
  • Aumentar o fluxo de diferentes públicos na loja.

Como montar um bom mix de produtos?

mix de produtos

Ter um mix de produtos diversificado e atrativo é essencial para o sucesso de uma loja de produtos naturais e temperos. A seguir, explicaremos como montar um bom mix de produtos.

Conheça seu público-alvo

Antes de começar a diversificar os produtos, é fundamental conhecer o seu público-alvo. Analise quem são seus clientes e quais são suas preferências. Isso ajudará você a definir a quantidade de itens oferecidos de acordo com o segmento do varejo em que trabalha.

Exemplo: se sua loja é frequentada principalmente por pessoas que seguem uma dieta vegana, é importante oferecer uma variedade de produtos veganos, como leites vegetais, hambúrgueres veganos, queijos vegetais, entre outros.

Leia também:

Público alvo e persona: qual a diferença? – Conheça seus clientes

Decisão de compra: o que leva o consumidor a comprar?

Faça ajustes sazonais

Fique de olho na sazonalidade, tanto nas datas comemorativas como em categorias sazonais. Aproveite as datas importantes para oferecer produtos relacionados e crie promoções especiais.

Exemplo: no período de Natal, além dos produtos naturais e temperos tradicionais, você pode incluir itens como panetones orgânicos, kits de temperos especiais para presentes, entre outros.

Controle suas despesas

Ao diversificar o mix de produtos, é importante ficar atento ao volume de estoque. Reforce o estoque dos produtos de alto giro e evite deixar faltar os produtos que têm potencial para aumentar os ganhos da sua loja.

Exemplo: se você percebe que determinado tempero é muito procurado pelos clientes e acaba frequentemente em falta, certifique-se de sempre ter uma boa quantidade desse produto em estoque para não perder vendas.

Leia também:

Saúde financeira do negócio: 7 hábitos indispensáveis

Saiba como fazer o fechamento de caixa na forma correta

Como fazer um planejamento financeiro para a sua loja

Treine sua equipe

De nada adianta ter um mix de produtos diversificado se a equipe de vendedores não está preparada para atender os clientes. É essencial que os colaboradores conheçam o perfil da loja e os produtos vendidos. Ofereça treinamentos e capacitações, não apenas antes do vendedor iniciar o trabalho, mas também quando houver mudanças de linha ou aumento do mix de produtos.

Exemplo: realize treinamentos sobre os benefícios dos produtos naturais, como utilizá-los na culinária, e esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas da equipe.

Organize o mix de produtos

mix de produtos

Para uma experiência de compra agradável, é importante que os produtos estejam organizados de forma coerente. Eles devem preencher todos os espaços da prateleira e os estilos dos produtos oferecidos também devem ser considerados.

Aproxime os produtos semelhantes e complementares, mantendo um agrupamento de marcas e linhas de produtos, respeitando seu público-alvo. Retire os produtos das caixas para expô-los, aproveitando as caixas como parte da decoração.

Exemplo: coloque os temperos e especiarias em uma seção específica da loja, agrupando-os por tipo (ervas, pimentas, temperos para carnes, etc.), facilitando a busca dos clientes.

Analise a concorrência

Conhecer a concorrência é fundamental. Identifique os produtos mais vendidos pelos concorrentes e como eles oferecem sua variedade de produtos. 

Isso permite verificar se sua loja está trabalhando de acordo com a demanda do mercado e se há necessidade de acrescentar outros produtos ao mix, permitindo que você se diferencie da concorrência.

Dica: observe se seus concorrentes estão oferecendo produtos inovadores ou diferentes dos que você possui em seu mix. Considere adicionar esses produtos à sua oferta, se houver demanda por eles.

Leia também:

Como analisar a concorrência?

Evite exageros

Embora seja importante ter uma variedade de produtos, exagerar na quantidade pode ser um erro. Isso pode aumentar seus gastos com estoque e manutenção, levando sua loja a perder dinheiro.

Avalie os resultados

Para diversificar os produtos de maneira inteligente, é fundamental acompanhar e analisar os resultados das mudanças implementadas. Meça a rentabilidade dos produtos, compare periodicamente os resultados e associe-os às mudanças feitas.

Dica: utilize um sistema de gestão que permita controlar as vendas e os lucros por produto. Assim, você poderá identificar quais segmentos são mais rentáveis e devem ser priorizados.

Seguindo essas dicas, você estará mais preparado para montar um mix de produtos diversificado e atrativo para sua loja de produtos naturais e temperos. Lembre-se de sempre acompanhar as demandas do mercado e as preferências dos seus clientes para ajustar o mix conforme necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Janaína Góes

Janaína Góes

Jornalista e redatora

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

Postagens recentes

Inscreva-se em nossa newsletter

Enviaremos a você novos conteúdos do blog e novidades relacionadas à Feijão Veneza.