Você já reparou como as padarias modernas não se limitam mais a vender apenas pães? E os postos de combustíveis oferecem muito mais do que apenas gasolina?
Esse movimento é chamado de diversificação de produtos. A diversificação é essencial não apenas para sobreviver no mercado competitivo, mas também para se destacar da concorrência.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!
O que é o mix de produtos? Qual sua importância?
O mix de produtos é a combinação de diferentes itens disponíveis em uma loja. É ter um catálogo diversificado para atrair e atender a diversos públicos.
Por exemplo, imagine uma loja de artigos de informática que além de notebooks, também oferece roteadores, cabos, mouse, teclados e impressoras.
Apesar do foco principal ser notebooks, a loja também oferece produtos complementares. Gerenciar essa variedade de produtos é fundamental para o sucesso do negócio.
Diversificar o mix de produtos ajuda a atrair mais consumidores e aumentar as chances de vendas. Além disso, oferecer uma variedade de opções facilita a compra por impulso. O cliente pode ir em busca de um item específico, mas acaba levando outros que chamam sua atenção.
Essa estratégia traz diversos benefícios para o negócio. O aumento do mix de produtos pode levar ao:
- Aumento do ticket médio de vendas;
- Proporcionar maior visibilidade para o estabelecimento;
- Encantar e satisfazer os clientes;
- Criar vantagem competitiva em relação à concorrência;
- Aumentar o fluxo de diferentes públicos na loja.
Como montar um bom mix de produtos?

Ter um mix de produtos diversificado e atrativo é essencial para o sucesso de uma loja de produtos naturais e temperos. A seguir, explicaremos como montar um bom mix de produtos.
Conheça seu público-alvo
Antes de começar a diversificar os produtos, é fundamental conhecer o seu público-alvo. Analise quem são seus clientes e quais são suas preferências. Isso ajudará você a definir a quantidade de itens oferecidos de acordo com o segmento do varejo em que trabalha.
Exemplo: se sua loja é frequentada principalmente por pessoas que seguem uma dieta vegana, é importante oferecer uma variedade de produtos veganos, como leites vegetais, hambúrgueres veganos, queijos vegetais, entre outros.
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Faça ajustes sazonais
Fique de olho na sazonalidade, tanto nas datas comemorativas como em categorias sazonais. Aproveite as datas importantes para oferecer produtos relacionados e crie promoções especiais.
Exemplo: no período de Natal, além dos produtos naturais e temperos tradicionais, você pode incluir itens como panetones orgânicos, kits de temperos especiais para presentes, entre outros.
Controle suas despesas
Ao diversificar o mix de produtos, é importante ficar atento ao volume de estoque. Reforce o estoque dos produtos de alto giro e evite deixar faltar os produtos que têm potencial para aumentar os ganhos da sua loja.
Exemplo: se você percebe que determinado tempero é muito procurado pelos clientes e acaba frequentemente em falta, certifique-se de sempre ter uma boa quantidade desse produto em estoque para não perder vendas.
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Treine sua equipe
De nada adianta ter um mix de produtos diversificado se a equipe de vendedores não está preparada para atender os clientes. É essencial que os colaboradores conheçam o perfil da loja e os produtos vendidos. Ofereça treinamentos e capacitações, não apenas antes do vendedor iniciar o trabalho, mas também quando houver mudanças de linha ou aumento do mix de produtos.
Exemplo: realize treinamentos sobre os benefícios dos produtos naturais, como utilizá-los na culinária, e esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas da equipe.
Organize o mix de produtos

Para uma experiência de compra agradável, é importante que os produtos estejam organizados de forma coerente. Eles devem preencher todos os espaços da prateleira e os estilos dos produtos oferecidos também devem ser considerados.
Aproxime os produtos semelhantes e complementares, mantendo um agrupamento de marcas e linhas de produtos, respeitando seu público-alvo. Retire os produtos das caixas para expô-los, aproveitando as caixas como parte da decoração.
Exemplo: coloque os temperos e especiarias em uma seção específica da loja, agrupando-os por tipo (ervas, pimentas, temperos para carnes, etc.), facilitando a busca dos clientes.
Analise a concorrência
Conhecer a concorrência é fundamental. Identifique os produtos mais vendidos pelos concorrentes e como eles oferecem sua variedade de produtos.
Isso permite verificar se sua loja está trabalhando de acordo com a demanda do mercado e se há necessidade de acrescentar outros produtos ao mix, permitindo que você se diferencie da concorrência.
Dica: observe se seus concorrentes estão oferecendo produtos inovadores ou diferentes dos que você possui em seu mix. Considere adicionar esses produtos à sua oferta, se houver demanda por eles.
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Evite exageros
Embora seja importante ter uma variedade de produtos, exagerar na quantidade pode ser um erro. Isso pode aumentar seus gastos com estoque e manutenção, levando sua loja a perder dinheiro.
Avalie os resultados
Para diversificar os produtos de maneira inteligente, é fundamental acompanhar e analisar os resultados das mudanças implementadas. Meça a rentabilidade dos produtos, compare periodicamente os resultados e associe-os às mudanças feitas.
Dica: utilize um sistema de gestão que permita controlar as vendas e os lucros por produto. Assim, você poderá identificar quais segmentos são mais rentáveis e devem ser priorizados.
Seguindo essas dicas, você estará mais preparado para montar um mix de produtos diversificado e atrativo para sua loja de produtos naturais e temperos. Lembre-se de sempre acompanhar as demandas do mercado e as preferências dos seus clientes para ajustar o mix conforme necessário.
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