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Saúde financeira do negócio: 7 hábitos indispensáveis

Saiba como garantir a saúde financeira do seu negócio, potencializando o crescimento da sua loja e evitando momentos de crise.
saúde financeira do negócio

O mundo empresarial é cheio de desafios, e os empreendedores precisam se manter sempre atentos e preparados para lidar com as mudanças que surgem a todo momento. 

Uma das questões mais importantes é a saúde financeira do negócio. Afinal, é preciso conhecer bem a realidade da empresa e estar preparado para enfrentar períodos difíceis. 

Neste texto, vamos apresentar 7 hábitos indispensáveis para manter a saúde financeira em dia e garantir a prosperidade do seu negócio. 

Acompanhe!

A importância da boa saúde financeira do negócio

Ter uma boa saúde financeira é fundamental para qualquer empresa. É como se fosse uma espécie de termômetro que mede a saúde do negócio. 

Quando a empresa tem as contas em dia, consegue pagar as despesas, custos e ainda investir em novos projetos, significa que ela está em equilíbrio.

Por exemplo, imagine uma empresa que não tem uma saúde financeira boa e passa por uma crise. Se ela não tiver dinheiro guardado, pode acabar ficando sem capital de giro e até mesmo ter que encerrar as atividades.

Além disso, uma boa saúde financeira permite que a loja invista em si mesma, seja em novos projetos, equipamentos ou treinamento de funcionários. 

7 estratégias para cuidar da saúde financeira da sua empresa

A saúde financeira do seu negócio é algo que precisa de atenção constante. Veja a seguir como mantê-la.

Faça o controle do fluxo de caixa

Para manter a saúde financeira da sua empresa, é essencial ter um controle eficiente do fluxo de caixa. Isso significa saber como o dinheiro está sendo gasto, separando os custos fixos e variáveis e somando os valores para entender como o dinheiro sai do caixa.

Ao ter um controle rigoroso do fluxo de caixa, você consegue acompanhar o movimento de entrada e saída de dinheiro, o que permite organizar o pagamento dos compromissos financeiros sem atraso. E isso é fundamental para evitar juros e multas por atraso ou cheque especial, o que ajuda a economizar e a não cair em dívidas.

Leia também:

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Monte um calendário financeiro

saúde financeira do negócio

Crie um cronograma e preencha-o com todas as transações financeiras, mapeando em quais datas a empresa fatura mais, quando precisa ter dinheiro em caixa para pagar as contas e quando acontecem os recebimentos das vendas.

Ao montar um calendário financeiro, é essencial anotar todas as informações importantes. Isso inclui:

  • A data de pagamento de contas;
  • A data de pagamento aos fornecedores;
  • O dia de pagamento dos salários e benefícios (como vale-transporte e vale-refeição);
  • A data de recebimento das vendas feitas em maquininhas de cartão;
  • As datas estratégicas para o negócio, como feriados, Black Friday, Dia das Mães e Natal.

Leia também: Como fazer um planejamento financeiro para a sua loja

Separe a Pessoa Física da Pessoa Jurídica

Uma das dicas mais importantes para manter a saúde financeira da sua empresa é separar as contas pessoais das contas do negócio. Isso evita que você se confunda sobre a real situação financeira da sua vida e da empresa.

Para facilitar essa separação, é importante ter uma conta jurídica exclusiva que será usada apenas para as movimentações financeiras do negócio. Além disso, se for necessário, é importante ter um cartão de crédito exclusivo para a empresa. Dessa forma, as faturas serão separadas e você saberá exatamente quanto o negócio está gastando.

Tome cuidado com o estoque

É importante conhecer a demanda de cada produto para definir o estoque mínimo e máximo de cada um. Dessa forma, você evita desperdícios e perdas de produtos por prazo de validade vencido ou obsolescência.

Além disso, estar atento ao estoque te ajuda a não pagar mais caro aos fornecedores. Imagine que você compre produtos em excesso e, após um tempo, perceba que o preço caiu. Você vai ter gasto mais dinheiro do que o necessário.

Leia também: 15 passos para uma gestão de estoque eficiente

Faça acompanhamento constante dos dados

Fazer o acompanhamento constante dos dados financeiros é fundamental para garantir a saúde financeira da empresa. 

É preciso ter disciplina para manter as planilhas atualizadas e analisar os indicadores de desempenho. Isso permite identificar oportunidades de melhoria e se preparar para períodos de baixa ou crises.

Alguns indicadores importantes para acompanhar são: 

  • Custos;
  • Endividamento;
  • Faturamento;
  • Lucratividade;
  • Ticket médio;
  • Ponto de equilíbrio. 

Tenha um bom planejamento para situações de crise

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É importante estar preparado para enfrentar momentos difíceis, como as crises econômicas. Ter um plano de contingência, ou seja, um plano B, pode fazer toda a diferença na sobrevivência da empresa.

Além disso, é importante ter uma reserva financeira para enfrentar momentos de crise. Ter um fundo de emergência pode ajudar a empresa a superar os momentos de baixa sem precisar recorrer a empréstimos ou financiamentos com juros elevados.

Tenha um conhecimento profundo sobre o seu negócio

Para garantir o sucesso do seu negócio, é fundamental ter um conhecimento profundo sobre todas as áreas da empresa. Isso inclui entender as rotinas administrativas, processos, normas, regulamentos, obrigações fiscais e contábeis, pontos fortes e fracos, entre outros aspectos.

Esse conhecimento vai te ajudar a identificar oportunidades para reduzir custos, momentos para investir em marketing, dentre outras ações. 

Aprenda a usar o marketing a favor da sua loja e aumente suas vendas

Se você está procurando uma maneira de aumentar as vendas e crescer o seu negócio, um curso de marketing pode ser exatamente o que você precisa. 

Com as estratégias de marketing adequadas, você pode atrair mais clientes e aumentar a sua receita.

O mundo dos negócios está mudando rapidamente e é essencial estar atualizado e capacitado para competir no mercado atual. Investir em um curso de marketing pode ser a diferença entre permanecer estagnado e alcançar o sucesso.

Ao concluir um curso de marketing, você estará equipado com as habilidades e conhecimentos necessários para criar uma estratégia de marketing bem-sucedida para a sua loja, aumentando a sua visibilidade, construindo sua marca e, acima de tudo, aumentando as vendas.

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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

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A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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