Provavelmente você sabe o que é fluxo de caixa e já o faz na sua loja de produtos naturais ou empório, só não o realiza corretamente. Por isso, não aproveita todos os benefícios.
No entanto, a saúde financeira deve ser prioridade de qualquer negócio. Até porque, é ela que mantém a empresa funcionando.
E, foi pensando nisso que hoje nós vamos falar tudo sobre o fluxo de caixa, para que você, empreendedor, entenda a importância de fazer essa gestão. Acompanhe!
O que é fluxo de caixa?
Como dito anteriormente, você provavelmente já sabe o que é fluxo de caixa, na prática, mas não na teoria. Ele é a parte da gestão responsável por analisar o saldo disponível da sua loja, com o objetivo de levantar todos os gastos e suas finalidades, e o capital do negócio.
Ou seja, é uma ferramenta de controle muito importante para a manutenção da saúde financeira da sua loja.
A importância do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma das principais maneiras de verificar como está o crescimento da sua loja. Pois, é por meio dele que é possível avaliar se os recursos estão sendo o suficiente para pagar todas as despesas.
Além disso, no fluxo de caixa é preciso registrar todas as movimentações financeiras, assim como o motivo pelo qual ocorreram, de modo que é possível rastrear bem o uso de recursos.
Ou seja, é um método que permite ter visão total da saúde financeira da empresa, permitindo assim, que o empreendedor não sofra com imprevistos.
Portanto, de forma resumida, o fluxo de caixa permite que o lojista tenha as respostas para as seguintes perguntas:
- Qual será o saldo da loja disponível no curto, médio e longo prazo?
- Qual o prazo dos pagamentos;
- Há possibilidade de eu fornecer mais prazo de pagamento para meus clientes?
- Preciso renegociar o prazo com meus fornecedores?
- Preciso elaborar outros meios de captação de recursos para sustentar a loja?
Ter as respostas para essa pergunta, permite que o lojista gaste mais tempo pensando em estratégias para vender mais do que se preocupando com as contas mensais.
Falando em estratégia, já tem a sua para vender mais pelo Instagram? Não? Então confira dicas de como atrair o público baixando nosso ebook:
Qual a diferença entre fluxo de caixa e controle de caixa?
Agora que você já sabe o que é fluxo de caixa, é preciso entender também qual é a diferença entre esse método e o controle de caixa.
Como mencionado, o fluxo de caixa realiza o levantamento da situação atual do negócio, incluindo gastos e investimentos. Além disso, ele auxilia na previsão desses números e realiza projeções.
Já o controle de caixa refere-se ao registro de movimentações que você faz na sua loja de forma diária ou semanal. Ou seja, só é possível saber como está a saúde financeira neste curto período.
Ou seja, o fluxo de caixa é muito mais completo e permite que o lojista de produtos naturais consiga se planejar com muita antecedência e consistência.
Quais problemas o fluxo de caixa evita?
No tópico anterior, falamos sobre porque é importante ter um fluxo de caixa bem organizado. Agora, nós listaremos de forma mais específica todos os problemas que você estará se livrando ao adotar esse método. Confira a seguir:
Não saber para onde vai todo o dinheiro da empresa
Sem saber o que é fluxo de caixa ou como aplicá-lo fica difícil rastrear para onde estão indo todos os recursos financeiros da loja. Então, o empreendedor fica frustrado e com a impressão de que está tudo muito difícil e que não está sobrando dinheiro.
Pagar as contas sempre com atraso
Sem o controle correto dos pagamentos que entrarão e os que sairão fica complicado pagar as contas em dia, o que só traz mais prejuízo financeiro por conta das multas e dos juros.
Ficar sem caixa de forma frequente
Como se não bastasse pagar contas em atraso e ter de lidar com as multas e juros, a empresa também corre o risco de ficar totalmente sem dinheiro em caixa. Neste cenário, qualquer imprevisto, por menor que seja, pode ocasionar sérios prejuízos para o funcionamento do negócio e sua saúde financeira.
Não saber o ritmo de crescimento
O ritmo de crescimento de qualquer negócio depende muito da parte financeira, por isso, é necessário que esse setor seja bem controlado. Até porque, o principal fator que permite a expansão é a lucratividade.
E ao contar com o fluxo de caixa, é possível não apenas acompanhar esse crescimento, como também planejá-lo de forma gradual e bem organizada, para que nada afete sua saúde financeira.
Não ter precisão nas análises
A ausência de um controle financeiro maior também não permite que o lojista encontre o problema, que é motivo de sua frustração e pelo qual a empresa não cresce.
Nesse sentido, pode estar ocorrendo perda de mercadoria por falta de controle de estoque, suas promoções podem não estar bem planejadas, o seu plano de negócios pode ter falhas, a precificação dos produtos pode estar incorreta, dentre outros problemas.
Agora, você deve estar se perguntando o que é preciso para ter um fluxo de caixa eficiente. A resposta para essa pergunta você encontra a seguir.
O que preciso para um Fluxo de Caixa eficaz?
Para que seu fluxo de caixa funcione de forma eficiente, é necessário se organizar bem financeiramente. Confira algumas práticas que devem ser implementadas na sua loja de produtos naturais:
- Registre todas as movimentações financeiras, mesmo aquelas que pareçam ser insignificantes;
- Anote os valores, prazos e formas de pagamento tanto de compras realizadas por você, quando as feitas por clientes;
- Faça uma reserva de dinheiro para estar preparado diante de imprevistos;
- Mantenha essas informações sempre atualizadas;
- Analise periodicamente se os registros estão sendo feitos e se estão corretos.
Quer saber mais sobre como fazer o fluxo de caixa? Então, acompanhe o nosso blog que em breve, traremos os diferentes jeitos de se colocar esse controle financeiro em prática.
Lembrando que trazemos semanalmente um artigo novo com dicas especiais sobre administração e marketing de loja de produtos naturais.
E não deixe de acompanhar nosso Instagram e visitar nossa loja virtual! Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Comentários