Você provavelmente não conhece o método AIDA, mas se chegou até esse artigo sabe a importância das redes sociais para os negócios hoje. Inclusive, para uma loja de produtos naturais.
Aqui no blog, já temos alguns materiais sobre o assunto como “Divulgando sua loja no Instagram”, “Como vender pelo Instagram: 10 dicas práticas” e “Unboxing: saiba como usar essa estratégia para fidelizar e vender mais”.
Mas, hoje, apesar do assunto também ser sobre como atrair e conquistar novos seguidores nas redes sociais, nós vamos explicar como fazer isso usando uma estratégia de marketing: o modelo AIDA.
Vamos lá?
O que é o método AIDA?

AIDA é o acrônimo de Atenção, Interesse, Desejo e Ação, onde:
- Atenção: criar reconhecimento de marca.
- Interesse: gerar interesse no seu produto para incentivar o comprador a pesquisar mais sobre o seu negócio.
- Desejo: criar um desejo pelo seu produto através de uma ‘conexão emocional’, mostrando a personalidade da sua marca. Mova o consumidor de ‘gostar’ para ‘querer’.
- Ação: CTA – estimule o consumidor a interagir com sua empresa e dar o próximo passo, ou seja, comprar.
Ou seja, trata-se do funil de jornada de compras tradicional aplicado ao mundo online. Onde, sabemos que o consumidor de hoje tem o hábito de pesquisar muito na internet antes de realizar uma compra.
O modelo AIDA, quando aplicado as redes sociais, garante que os seus posts atendam cada cliente, que estão em diferentes estágios.
Como aplicar o AIDA ao plano de marketing da sua loja?
Nesse artigo, nós vamos nos limitar a falar como o método AIDA pode ser aplicado nas redes sociais da sua loja. No entanto, ele também pode ser incorporado ao plano de marketing do negócio.
Nesse sentido, o AIDA pode ser utilizado como um modelo de comunicação, pois identifica para as lojas como e quando se comunicar durante cada uma das etapas.
Portanto, usar essa estratégia para ajudar a planejar uma campanha de comunicação personalizada e direcionada pode ajudar seu negócio a atingir o público certo e vender mais.
Para usar o AIDA da maneira certa no seu plano de marketing, responda essas seguintes perguntas:
Atenção
- Como chamamos a atenção dos consumidores para os nossos produtos ou serviços?
- Qual é a nossa estratégia de divulgação?
- Qual é a nossa campanha de reconhecimento da marca?
- Quais ferramentas ou plataformas usamos?
- Quais devem ser as mensagens que queremos passar?
Interesse
- Como vamos ganhar o interesse deles?
- Qual é a nossa estratégia de conteúdo?
- Existe prova social (depoimentos de clientes satisfeitos) disponível para reforçar nossa reputação?
- Como disponibilizamos essas informações e onde? (ou seja, no site, por meio de vídeos, avaliações de clientes).
Desejo
- O que torna nosso produto desejável?
- Como podemos criar uma conexão emocional com nosso público?
Ação
- Quais são as chamadas para ações (chamadas para venda. Exemplo: compre aqui) e onde as colocamos?
- Pense em quais canais/plataformas você pode disponibilizar para os seus clientes comprarem seus produtos (loja física, site, Whatsapp, telefone, aplicativos de delivery)
Como aplicar o AIDA nas redes sociais da sua loja

A aplicação desse modelo nos negócios ajudou muitas empresas como Coca Cola e Apple a aumentar as vendas, o reconhecimento da marca, a geração de leads e a criação de relacionamentos de longo prazo com os clientes.
Vamos ver, a seguir, como incorporar o conceito do modelo AIDA nas estratégias de marketing de mídia social.
Atenção
Esta etapa da estratégia de marketing de mídia social se concentra em tornar novas pessoas cientes de sua presença.
Para atrair novos consumidores em potencial por meio disso, você pode usar hashtags, pedir a outras pessoas que compartilhem sua postagem ou usar anúncios pagos.
Com a atualização do Instagram, os reels ganharam muita importância. Então, faça vídeos com as músicas que estão em alta, mostrando os benefícios dos seus produtos, dando dicas de como consumi-los, etc.
Interesse e desejo
Para criar interesse e desejo entre o público, compartilhe histórias pessoais em seu post, como:
- A história da loja: dificuldades pelos quais passou, porque quis abrir um negócio, o que te move;
- Clientes que viram amigos ou que você ajudou de uma forma que impactou a vida deles.
Claro que, você não precisa compartilhar detalhes da sua vida pessoal se não quiser.
Mas, para criar uma conexão com seus clientes nas redes sociais, compartilhe momentos da sua rotina que tem relação com a loja.
E não apenas os bons momentos, mas também as dificuldades.
É preciso entender que as pessoas fazem negócios com aqueles que conhecem, gostam e confiam. Portanto, o objetivo deste estágio é mudar “eu gosto” para “eu quero”.
Para fazer isso, faça bons posts. Fale dos benefícios dos produtos naturais, forneça receitas, dê dicas de como consumi-los, etc.
Quanto mais clientes em potencial interagirem com sua marca, mais eles confiarão em você, aumentando as chances de comprarem seu produto ou serviço.
Ação
Esta última etapa do seu plano de marketing de mídia social deve incentivar as pessoas a agir. A essa altura, seu conteúdo deve ter cativado a curiosidade das pessoas e incitado a dar o próximo passo para comprar seu produto.
É aqui que entra a divulgação de produtos que você vende, as ofertas e promoções que você realiza na sua loja.
O conteúdo nas redes sociais é muito importante, mas você não deve deixar de postar fotos dos produtos REAIS. Ou seja, do jeito que o cliente vai recebê-los em casa.
Se for post no feed, sempre coloque no final chamadas para a compra, como “compre agora no nosso site (ou whatsapp, coloque o número) www.lojadeprodutosnaturais.com”.
Nos stories, coloque já o link para a pessoa entrar em contatou ou realizar a compra.
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