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4 Ps do marketing: o que são? Podem interferir nas vendas?

Os 4 Ps do marketing são a base do plano de marketing para qualquer negócio: desde os que ainda vão abrir, como os que já estão funcionando.
4 ps de marketing

Embora a publicidade seja importante, o marketing de uma loja vai além disso. É preciso considerar vários outros fatores para convencer os clientes em potencial de que seu produto ou serviço é exatamente o que eles precisam.

É aí que entram os 4 p’s do marketing. 

Apesar de ser mais utilizado como base do plano de marketing para quem pretende abrir um negócio, como um empório ou loja de produtos naturais, os 4 p ‘s do marketing também podem ser usados para que você descubra o que pode ser feito no seu negócio para aumentar as vendas.

Vamos entender o que é?

O que são os 4 Ps do Marketing?

Os 4 p’s de marketing são:

  • Produto: Os bens ou serviços que sua empresa está oferecendo;
  • Preço: Quanto o consumidor pode ou vai pagar por suas mercadorias;
  • Praça: O local, ou canais por onde o produto será vendido.
  • Promoção: como seu produto é posicionado e anunciado.

A maneira mais fácil de incorporar os 4 Ps no seu plano de marketing é respondendo a estas quatro perguntas: 

  • O que você está oferecendo? 
  • Onde os consumidores podem encontrá-lo?
  • Tem um preço competitivo? 
  • Porque os consumidores se interessam por seus produtos?

No mundo do marketing, essas considerações são chamadas de “posicionamento” e ajudam as empresas a examinar sua oferta em relação aos consumidores e ao mercado como um todo.

Às vezes, esses 4 Ps são expandidos para incluir mais três componentes “P”:

  • Pessoas: os funcionários responsáveis ​​pelo marketing e publicidade da sua loja; 
  • Processo:controle de estoque e outros processos que envolvem as mercadorias;
  • Evidência física: os ativos físicos (localização, móveis, sinalização, layout) usados ​​para apresentar seu produto.

Os 4 Ps são mais do que um plano de marketing simples e estático. É preciso sempre mantê-lo atualizado para garantir que o seu negócio esteja coerente e consistente.  

Vamos, agora, entender cada um dos 4 p ‘s ou mix de produtos como também é conhecido?

Leia também: Como levar sua loja física para o virtual

Produto

Seus esforços de marketing serão muito mais produtivos se você tiver uma visão clara do que está vendendo. Para isso, considere as seguintes perguntas:

  • O que você está vendendo?
  • Qual necessidade seu produto atende?
  • Em que mercado seu produto está competindo?

Entender o produto, seus benefícios e mercado ajuda a entender por quais motivos os consumidores compram.

Preço

Encontrar o preço certo para o seu produto pode ser uma operação complexa em que muitos fatores entram em jogo. Estas são algumas perguntas que você pode se fazer:

  • Qual é o preço mais baixo que estou disposto a oferecer que não prejudicará meus lucros?
  • Quais são os preços dos seus concorrentes? Qual é o preço mais alto que meus concorrentes cobram?
  • Qual a importância do preço para seus clientes?

Precificar seus produtos é um dos aspectos mais desafiadores, mas importantes da operação comercial. E é algo que deve ser feito por capricho. 

Em vez disso, é melhor realizar uma pesquisa de mercado para determinar um preço razoável para o seu produto que seja acessível ao seu público-alvo.

Um preço muito alto afastará seus clientes. Um preço muito baixo, por outro lado, colocará em xeque a qualidade do seu produto. Encontrar o equilíbrio certo é fundamental.

Praça

4 p's de marketing

No marketing tradicional, este é o local onde você vende seu produto ou onde seu produto está disponível. A internet mudou esse conceito, e agora é sábio pensar em “lugar” não apenas em termos físicos, mas também como a disponibilidade de seu produto online.

“Encontre seus clientes onde você estiver” é um antigo princípio de marketing e, agora que a maioria de seus clientes está online, uma estratégia de marketing digital é fundamental para pequenas empresas em todos os setores.

Então, quando falamos da praça,  é preciso escolher quais canais de distribuição usar e como gerenciá-los, onde localizar pontos de venda, transportá-los e quais níveis de estoque manter. O objetivo é garantir uma grande área de atendimento.

Por isso, se você tem uma loja de produtos naturais física, o ideal é estar em aplicativos como Ifood e Rappi, como também em marketplaces, para garantir que seus produtos cheguem a mais pessoas.

Agora, se você ainda vai abrir o seu negócio, é essencial pesquisar concorrentes próximos para determinar se o local é apropriado para comercializar facilmente seus produtos.

Por exemplo, você terá dificuldade em vender se a sua loja estiver próxima de outros empórios, mercados e lojas de produtos naturais.

Portanto, faça sua pesquisa e abra uma loja em um local onde a concorrência é relativamente baixa.

Principais perguntas a serem feitas antes de escolher o local ideal para o seu negócio:

  • Onde estão meus clientes ideais?
  • Quais locais são apropriados para meu produto e meus clientes?
  • Quais são os canais de distribuição mais adequados?
  • Existe muita concorrência no local escolhido?

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Promoção

Depois de entender seu produto com mais clareza e ter uma estratégia de precificação e distribuição, é hora de começar a divulgar o que você vende. Graças ao marketing digital, alcançar seus clientes e expandir seus negócios é mais fácil do que nunca. Ao decidir como promover seu produto, tenha em mente estas questões:

  • Quais canais você vai usar?
  • Qual é a sua estratégia de marca?
  • Como seus concorrentes estão promovendo seus produtos/serviços?

Como varejista, você deve se comunicar constantemente com seus clientes usando uma variedade de métodos e abordagens. Propaganda, promoções de vendas, redes sociais…

Promover o seu produto é escolher os canais e meios mais adequados. No caso de lojas de produtos naturais, há mais chances de atrair mais compradores para sua empresa exibindo anúncios no Facebook em vez de anúncios no LinkedIn. Um negócio B2B, por outro lado, provavelmente se beneficiará muito mais com os anúncios do LinkedIn.

Você pode também promover seus produtos por meio de anúncios do Google ou anúncios de mídia social, preferencialmente Facebook ou Instagram, visando os habitantes de sua área de negócios local. Esta opção é perfeita para você, pois é uma abordagem direcionada.

Ou seja, os anúncios vão aparecer para quem já se interessa por produtos naturais.

Principais perguntas a serem feitas antes de lançar campanhas promocionais para a sua loja:

  • Quais canais a grande maioria dos meus consumidores está usando?
  • Como e quais são os meios que meus concorrentes usam para realizar promoções?
  • Qual é o melhor momento (mês, dia, ano) para promover meu produto?
  • Que tipo de mensagem funciona melhor para promover meus produtos?

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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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