Skip to content
Feijão Veneza loja de produtos naturais atacado
Feijão Veneza loja de produtos naturais atacado
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Visite nossa loja virtual
  • Administrando seu negócio

7 estratégias de redução de custos

Confira 7 formas de obter redução de custos na sua loja de produtos naturais sem interferir muito no seu operacional.
Saiba 7 formas de obter redução de custos no seu negócio

Aumentar o lucro e o ticket médio é o objetivo de todo o empreendedor. Contudo, uma outra forma de estimular o crescimento da empresa e ter mais caixa é se atentar a redução de custos. 

Eliminar gastos é algo que deve ser feito não apenas em tempos de crise, mas também para garantir a estabilidade financeira da sua loja de produtos naturais. 

Confira, a seguir, 9 estratégias de redução de custos para você colocar em prática. 

7 formas de obter a redução de custos

Faça gestão financeira

Para que a redução de custos não acabe afetando negativamente a sua operação, é preciso antes, realizar uma gestão financeira para saber qual é o tamanho e o impacto de cada gasto que a sua loja possui. 

Para isso, é preciso realizar o controle financeiro, saber quais seus custos fixos e variáveis e entender como funciona o fluxo de caixa. 

Apenas com essas informações em mãos é possível identificar quais despesas podem ser reduzidas e até cortadas sem que a sua operação sofra danos. 

Leia também: Como fazer o controle financeiro empresarial

Faça controle de estoque

Quer saber como reduzir custos? Faça uma boa gestão de estoque!

Ao ter o controle total do estoque do seu negócio, você consegue identificar quais são os produtos que mais saem e os que ficam muito tempo estacionados.

Então, é possível se planejar bem na compra e dar preferência aos campões de venda. Reduzindo também o número de mercadorias que se perdem por que passaram da data de vencimento. 

Quer aprender a fazer uma boa gestão de estoque? Confira tudo sobre o assunto neste outro artigo. 

Você também pode se interessar por:

Top 10 produtos naturais mais vendidos de 2022

Engaje os funcionários na missão de reduzir gastos

A redução de custos nunca deve ser um objetivo apenas do dono. Se você possui colaboradores, eles também devem ser orientados a seguirem o mesmo pensamento.

Mas, sem exageros e tudo deve ser bem explicado. Por exemplo, se a sua loja consegue se aproveitar bastante da luz solar, talvez não seja necessário deixar todas as luzes acessas o dia todo.

Avalie suas parcerias

Você tem certeza que todas as suas parcerias (transportadoras, plataformas de pagamento e de e-commerce, e fornecedores) realmente te oferecem o melhor custo-beneficio?

Reavaliar essas relações comerciais e buscar outras opções no mercado pode te auxiliar na redução de custos da sua loja virtual. 

O foco sempre estará em oferecer produtos e serviços de qualidade, mas é necessário também se atentar as taxas envolvidas e as políticas de preços desses parceiros. 

Portanto, considere alternativas que não mudem drasticamente a experiência de compra do seu cliente, mas que podem ser importantes para a estabilidade financeira do seu negócio.

Reavalie o seu regime tributário

Reavaliar o regime tributário no qual se encontra sua loja ou empório de produtos naturais é outra forma de obter redução de custos. 

Para isso, o ideal é contar com a ajuda de um contador que vai te orientar não apenas sobre isso, como em relação às taxas e impostos que você paga hoje. 

Além disso, ao contar com o auxílio de uma contabilidade também garante que você não está no regime errado e evitará o pagamento de multas em um futuro próximo.

Reveja os processos de precificação

Cadastrar e precificar os produtos a mão, além de ser um processo que gasta muito tempo, também está sujeito a erros que podem prejudicar a sua loja de produtos naturais financeiramente.

Ao investir em ferramentas que tornem o processo muito mais prático e rápido, você aumenta a produtividade da sua equipe e ainda evita sofrer perdas no lucro. 

E, além do erro humano, você também pode estar precificando seus produtos na maneira errada!

Quem saber como precificar os produtos da maneira correta? Confira neste artigo.

Foque na retenção de clientes

Quando se pensa em expandir o negócio, a primeira coisa que todo empreendedor quer é atrair um novo público.

Contudo, o que ninguém sabe, é que conquistar novos clientes é muito mais caro do que reter e fidelizar os que você já tem.

Um cliente que já compra de você, sabe bem a qualidade do seu atendimento e dos produtos. Portanto, estimulá-lo a comprar mais e em maiores quantidades é muito mais fácil do que fazer alguém realizar a primeira compra. 

Portanto, se o seu objetivo é aumentar a margem de lucro e o ticket médio ao mesmo tempo em que reduz os custos, invista na retenção de clientes. 

Se você quer saber mais sobre como fazer isso, confira nosso artigo “Como fidelizar clientes no varejo: loja de produtos naturais”. 

  • Leia também: Como vender pelo Instagram: 10 dicas práticas

Abra uma loja online de produtos naturais

Atualmente, não possuir uma loja online ou não disponibilizar os seus produtos em um marketplace, significa que você está perdendo dinheiro. 

Afinal, uma loja virtual permite que você alcance muito mais público, o que aumenta as chances de venda. 

Além disso, é uma forma de vender mais sem precisar contratar funcionários e aumentar os custos que você já possui. 

Então, se você ainda não tem uma loja de produtos naturais online, já passou da hora.

Quer saber como fazer? Baixe o nosso e-book:

E não esqueça que a Feijão Veneza tem um grupo Vip exclusivo para os seus clientes! Entrando, você é avisado quando os produtos baixarem de preço, alguma promoção entrar no ar ou quando há cupons disponíveis!

Entre agora!

Comentários
  • Roberto Carlos em Castanha de Baru: benefícios e como consumir
  • GEORGE TAVARES CUPERTINO em Pró-labore: dono de empresa recebe salário? Entenda!
  • Márcia Rodrigues em Chá de Sene: 6 benefícios, como tomar e contraindicações
  • Silvia em Chá unha de gato: benefícios e contraindicações
  • José Aécio de Siqueira Cavalcanti em 13 benefícios da ora-pro-nóbis

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

Instagram Facebook-f
Conheça nossos eBooks gratuitos
Explore nossos artigos
  • Abrindo seu negócio
  • Administrando seu negócio
  • Atendimento
  • Marketing
  • Produtos para sua loja
  • Uncategorized
  • Vendas

Postagens recentes

chá de carqueja amarga

Chá de Carqueja Amarga: benefícios e contraindicações

Read More »
glucomanan

Glucomanan: conheça o aliado natural para o controle do apetite

Read More »
alfarroba

Conheça a alfarroba: a substituta saudável do chocolate

Read More »

Inscreva-se em nossa newsletter

Enviaremos a você novos conteúdos do blog e novidades relacionadas à Feijão Veneza.

No mercado de distribuição de Alimentos há mais de 40 anos, nos localizamos na zona cerealista de São Paulo. Buscamos oferecer toda qualidade dos nossos serviços tanto em questão de produtos, como formas de pagamento e prazos para entrega.

Feijão Veneza - Todos os direitos reservados

Facebook-f Instagram