Aumentar o lucro e o ticket médio é o objetivo de todo o empreendedor. Contudo, uma outra forma de estimular o crescimento da empresa e ter mais caixa é se atentar a redução de custos.
Eliminar gastos é algo que deve ser feito não apenas em tempos de crise, mas também para garantir a estabilidade financeira da sua loja de produtos naturais.
Confira, a seguir, 9 estratégias de redução de custos para você colocar em prática.
7 formas de obter a redução de custos
Faça gestão financeira
Para que a redução de custos não acabe afetando negativamente a sua operação, é preciso antes, realizar uma gestão financeira para saber qual é o tamanho e o impacto de cada gasto que a sua loja possui.
Para isso, é preciso realizar o controle financeiro, saber quais seus custos fixos e variáveis e entender como funciona o fluxo de caixa.
Apenas com essas informações em mãos é possível identificar quais despesas podem ser reduzidas e até cortadas sem que a sua operação sofra danos.
Leia também: Como fazer o controle financeiro empresarial
Faça controle de estoque
Quer saber como reduzir custos? Faça uma boa gestão de estoque!
Ao ter o controle total do estoque do seu negócio, você consegue identificar quais são os produtos que mais saem e os que ficam muito tempo estacionados.
Então, é possível se planejar bem na compra e dar preferência aos campões de venda. Reduzindo também o número de mercadorias que se perdem por que passaram da data de vencimento.
Quer aprender a fazer uma boa gestão de estoque? Confira tudo sobre o assunto neste outro artigo.
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Engaje os funcionários na missão de reduzir gastos
A redução de custos nunca deve ser um objetivo apenas do dono. Se você possui colaboradores, eles também devem ser orientados a seguirem o mesmo pensamento.
Mas, sem exageros e tudo deve ser bem explicado. Por exemplo, se a sua loja consegue se aproveitar bastante da luz solar, talvez não seja necessário deixar todas as luzes acessas o dia todo.
Avalie suas parcerias
Você tem certeza que todas as suas parcerias (transportadoras, plataformas de pagamento e de e-commerce, e fornecedores) realmente te oferecem o melhor custo-beneficio?
Reavaliar essas relações comerciais e buscar outras opções no mercado pode te auxiliar na redução de custos da sua loja virtual.
O foco sempre estará em oferecer produtos e serviços de qualidade, mas é necessário também se atentar as taxas envolvidas e as políticas de preços desses parceiros.
Portanto, considere alternativas que não mudem drasticamente a experiência de compra do seu cliente, mas que podem ser importantes para a estabilidade financeira do seu negócio.
Reavalie o seu regime tributário
Reavaliar o regime tributário no qual se encontra sua loja ou empório de produtos naturais é outra forma de obter redução de custos.
Para isso, o ideal é contar com a ajuda de um contador que vai te orientar não apenas sobre isso, como em relação às taxas e impostos que você paga hoje.
Além disso, ao contar com o auxílio de uma contabilidade também garante que você não está no regime errado e evitará o pagamento de multas em um futuro próximo.
Reveja os processos de precificação
Cadastrar e precificar os produtos a mão, além de ser um processo que gasta muito tempo, também está sujeito a erros que podem prejudicar a sua loja de produtos naturais financeiramente.
Ao investir em ferramentas que tornem o processo muito mais prático e rápido, você aumenta a produtividade da sua equipe e ainda evita sofrer perdas no lucro.
E, além do erro humano, você também pode estar precificando seus produtos na maneira errada!
Quem saber como precificar os produtos da maneira correta? Confira neste artigo.
Foque na retenção de clientes
Quando se pensa em expandir o negócio, a primeira coisa que todo empreendedor quer é atrair um novo público.
Contudo, o que ninguém sabe, é que conquistar novos clientes é muito mais caro do que reter e fidelizar os que você já tem.
Um cliente que já compra de você, sabe bem a qualidade do seu atendimento e dos produtos. Portanto, estimulá-lo a comprar mais e em maiores quantidades é muito mais fácil do que fazer alguém realizar a primeira compra.
Portanto, se o seu objetivo é aumentar a margem de lucro e o ticket médio ao mesmo tempo em que reduz os custos, invista na retenção de clientes.
Se você quer saber mais sobre como fazer isso, confira nosso artigo “Como fidelizar clientes no varejo: loja de produtos naturais”.
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Abra uma loja online de produtos naturais
Atualmente, não possuir uma loja online ou não disponibilizar os seus produtos em um marketplace, significa que você está perdendo dinheiro.
Afinal, uma loja virtual permite que você alcance muito mais público, o que aumenta as chances de venda.
Além disso, é uma forma de vender mais sem precisar contratar funcionários e aumentar os custos que você já possui.
Então, se você ainda não tem uma loja de produtos naturais online, já passou da hora.
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