Os custos fazem parte de qualquer empresa, independente do ramo de atuação ou tamanho do negócio. E conhecê-los bem é o que garante um bom planejamento financeiro, que irá ser sua base em momentos difíceis, como também permitirá o seu crescimento.
No entanto, para que o orçamento da sua loja de produtos naturais seja bem organizado é fundamental saber que existe o custo variável e o fixo, e os dois são bem diferentes.
Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo.
Por que é importante saber o que é custo variável e fixo?
Saber o que é custo variável e fixo é essencial para a saúde financeira do seu negócio. Afinal, eles são essenciais na hora de precificar os seus produtos e calcular o seu lucro.
Por exemplo, para definir o preço de um amendoim, é preciso saber quanto é gasto até o produto chegar na glândula. Ou seja, custo de compra, embalagem, dentre outros fatores que influenciam no valor final.
Além disso, é a separação entre custo variável e custo fixo que vai possibilitar um controle maior sobre o dinheiro do negócio, permitindo que o empreendedor acompanhe com mais facilidade o fluxo de caixa e identifique pontos de melhoria para reduzir os gastos e aumentar o faturamento.
Outra vantagem da separação de custos é que há períodos em que as vendas sobem e é preciso estar preparado para comprar mais ou contratar funcionários temporários. Neste cenário, é preciso estar bem organizado financeiramente para investir com segurança.
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O que é custo variável?
O custo variável é um gasto que varia de acordo com a quantidade de produtos naturais vendidos. Ou seja, se a empresa presenciar uma queda nas vendas, eles baixam – e vice-versa.
Alguns exemplos de custos variáveis são:
- Embalagem;
- Matéria-prima;
- Mão-de-obra temporária;
Dentre outros que variam de acordo com a demanda.
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O que é custo fixo?
Já o custo fixo é aquele que sempre permanece o mesmo, independente de qualquer situação. Como, por exemplo, o salário dos colaboradores.
Como diferenciar custo variável de custo fixo?
Uma forma bem simples de diferenciar um custo fixo de um variável é se fazer a seguinte pergunta: “se as vendas aumentarem, vou ter de gastar mais com isso?”. Se a resposta for sim, é um custo variável. Se não, é um custo fixo.
Por exemplo, a compra de sacolas que você oferece para os seus clientes é frequente. Mas, caso as vendas aumentem, você terá que comprar um número maior, gastando mais. Portanto, trata-se de um custo variável.
No entanto, caso você precise instalar um novo caixa na sua loja, isso é um custo fixo. Pois, se trata de uma melhoria que vai permanecer lá, independente do volume de vendas.
Agora que você já sabe como diferenciar custo fixo de variável, vamos entender qual a diferença entre custo e despesa.
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Qual a diferença entre custo e despesa?
Os custos, sejam eles fixos ou variáveis estão diretamente ligados à produção dos produtos naturais oferecidos pela sua loja. Já as despesas, são os gastos relacionados à administração do seu negócio e que não influenciam, de forma, direta nas mercadorias que você vende.
Se os custos estão ligados diretamente à produção dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, as despesas estão ligadas aos gastos com a administração do negócio – necessários para manter a companhia funcionando, mas que não influenciam diretamente nos produtos ou serviços vendidos.
Alguns exemplos de despesa são:
- Aluguel;
- Internet,
- Conta de luz;
- Materiais de escritório;
- Vale-alimentação.
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Administre seus custos
Agora que você já sabe diferenciar os tipos de custo e qual a importância deles para a saúde financeira da sua loja de produtos naturais, é importante administrá-los da forma adequada.
O ideal é que você registre todos os gastos de modo disciplinado. Então, se ainda não possui esse hábito, reúna todas as suas contas passadas e faça um relatório. Dessa forma, você cria um histórico de despesas.
Registre todas as saídas e entradas e categorize entre custos fixos e variáveis. Assim, você conseguirá determinar qual custo é mais predominante no seu negócio.
Caso seja uma loja em que predominam os custos fixos, seu negócio tem o crescimento estimulado quando as vendas vão bem. No entanto, sofre quando o volume cai. Neste cenário, o ideal é sempre estar buscando formas de reduzir os gastos e aumentar os lucros.
Além disso, investir em marketing pode ser uma boa alternativa para não ficar muitos meses com as vendas lá embaixo.
Já no caso da empresa ter mais custos variáveis, é preciso ter muito mais cautela e planejar bem as políticas de promoções e descontos, já que é mais difícil ter uma previsão dos próximos meses.
Uma das formas de tentar garantir mais rentabilidade, é negociar com os fornecedores ou fazer compras maiores, para evitar a variação constante dos preços na hora de comprar matéria-prima.
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