Você provavelmente já recebeu um e-mail de alguma loja ou marca. Seja sobre um cupom, promoção ou até mesmo sobre o carrinho de compras que você montou, mas não finalizou.
Esse é o e-mail marketing, uma ferramenta poderosa e importante para o relacionamento do negócio com o cliente, como também, para vender mais.
E não se engane. O e-mail não está ultrapassado. Muitas pesquisas mostram justamente o contrário;
- O ROI (Retorno sobre investimento) dessa ferramenta é de 4200% (US$42 para cada US$1 gasto);
- 37% dos empresários afirmam que o e-mail é o canal mais eficaz para fidelidade e retenção de clientes;
- E-mails de marketing e publicidade influenciam a decisão de compra de 50,7% dos clientes.
Ou seja, mesmo que as redes sociais estejam em alta, esse tipo de e-mail ainda tem sua importância, principalmente no que diz respeito a manter os clientes que o negócio já possui.
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Agora, se você já possui uma loja online, vamos às dicas de como usar o e-mail marketing para vender mais. Confira a seguir.
9 dicas para vender mais usando e-mail marketing
#1 Mantenha o foco no cliente
A primeira dica para vender mais usando o e-mail é manter o foco no cliente. Por mais que essa estratégia esteja sendo usada para aumentar os lucros da empresa, as suas mensagens devem focar nas necessidades e desejos do cliente.
Por isso, é muito importante ter identificado antes quais são os problemas que o seu público tem e como você pode amenizá-los ou resolvê-los. A solução será a “isca” para que eles abram o e-mail e comprem de você.
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#2 Crie um cronograma
Como qualquer outra estratégia de marketing, para que o e-mail alcance os resultados esperados, é fundamental ter planejamento.
Afinal, se você mandar e-mails aleatórios, sem seguir a jornada de compra, você nunca vai saber quais são as objeções do seu público e muito menos como derrubá-las.
Portanto, crie uma trilha com o e-mail marketing. Comece com um boas-vindas seguido de um cupom, conte um pouco da história da loja, seus valores, a qualidade dos produtos, crie ofertas especiais e avise sempre que houver alguma novidade.
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#3 Faça testes
Para conseguir acertar a mão e atrair o interesse dos seus clientes, é essencial fazer muitos testes.
Se você caprichou em um e-mail, mas ele não teve uma taxa de abertura ou de clicks no link boa, não desanime. Utilize a mesma ideia, mas refaça a mensagem.
Mude o título, envie em um horário e em um dia diferente. Depois, analise os dados e veja o que funcionou melhor.
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#4 Personalize o e-mail marketing
Quer vender mais? Personalize o e-mail marketing para cada cliente. Ninguém gosta de receber mensagens generalizadas, pois elas não fazem seu cliente se sentir valorizado por você.
E se você não der valor para ele, o concorrente vai!
Portanto, analise o histórico de compras dele e inclua seu nome no e-mail. Isso irá gerar uma aproximação maior da sua loja de produtos naturais com ele! Assim, as chances dele se tornar um cliente fiel são maiores!
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#5 Tenha uma base de contatos
Para usar a estratégia de e-mail marketing, é preciso antes, ter uma base de contatos certo?
Contudo, não pense em comprar uma lista de e-mails já pronta ou consegui-los de forma aleatória. Você precisa conquistá-los.
Uma forma de fazer isso é oferecendo desconto, cupons ou brindes se a pessoa fornecer o e-mail a você.
No entanto, não insista! Se ela recusar, diga que ela receberá promoções, ofertas exclusivas e poderá cancelar o envio na hora em que quiser.
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#6 Segmente os seus envios
Não segmentar os envios é um erro comum e que impede as lojas de produtos naturais de vender mais com o e-mail marketing.
Isso porque, mesmo que você tenha um público definido, seus clientes possuem perfis diferentes e estarão em etapas distintas da jornada de compra.
Por exemplo, enquanto o João apenas abre os e-mails de promoção, mas não chega a ir até o site, a Maria entra no site, monta o carrinho, mas não finaliza a compra.
Ou seja, além de cada um estar em uma etapa, eles possuem motivos diferentes que estão os impedindo de adquirir seus produtos.
Justamente por isso, é que é preciso dividir sua lista de contato em categorias diferentes! Ou seja, cada lista vai conter os clientes que ou estão na mesma etapa, ou que possuem as mesmas barreiras de compra.
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#6 Envie descontos em datas especiais
Entre as dicas para vender mais, essa vale ouro!
Após o cliente cadastrar seu e-mail, peça para ele completar o cadastro no site com datas especiais, como seu próprio aniversário, aniversário do filho, da esposa ou do casamento, entre outros.
Dessa forma, quando essas datas estiverem próximas, você pode conceder cupons e descontos especiais para ele. Assim, ele vai se sentir especial e valorizado, aumentando as chances de fidelização.
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#7 Recompense os clientes fiéis
Mesmo que a sua loja de produtos naturais tenha poucos clientes, provavelmente você tem aquele que compra mais ou de forma recorrente.
E uma das formas principais de mantê-lo fiel ao seu negócio, é recompensá-lo. Comemore os anos que ele já é cliente, forneça um desconto exclusivo só para ele, agradeça-o.
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#8 Reconquiste os clientes perdidos
O cliente sumiu? Ele não compra há mais de 6 meses? Ele esqueceu de você! É preciso lembrá-lo enviando e-mails como “sentimos sua falta”, “já faz um tempo que não temos notícias suas”.
Às vezes, é preciso oferecer um cupom como um incentivo a mais, para que eles se sintam importantes.
Caso não seja financeiramente possível, estude a possibilidade de oferecer frete grátis ou algum brinde. Peça também para ele dar feedback, para que assim, você descubra se o sumiço foi devido a um mal atendimento ou outros fatores.
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#9 Programa de indicação
Se você já possui alguns, mesmo que poucos, clientes fiéis, utilize-os para divulgar a marca. Nesse sentido, uma forma de vender mais é criando um programa de indicação, onde os seus consumidores já fidelizados ganham um desconto ou cupom cada vez que alguém indicado por eles realiza uma compra.
Essa estratégia de marketing é uma das melhores, afinal, nada melhor que um cliente satisfeito fazendo propaganda do seu negócio.
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