A margem de contribuição é um dos principais indicadores da saúde financeira de um negócio, independente do seu tamanho.
É por meio dele que é possível saber exatamente qual foi o ganho bruto da sua loja após descontar todos os custos e despesas.
Quer entender mais sobre o que é margem de contribuição, importância para o negócio e como calcular? Acompanhe.
O que é margem de contribuição?
De forma simples, a margem de contribuição é o ganho bruto, ou seja, o que sobra para a loja depois de pagar as despesas varáveis.
É com esse montante que os gastos fixos serão quitados, como aluguel, salário dos colaboradores, fornecedores e etc.
Portanto, a margem de contribuição é essencial para saber se a receita atual é o suficiente para pagar todas as contas e lucrar.
Quer saber qual é a diferença entre custo variável e fixo? Confira neste outro artigo.
Qual é a importância da margem de contribuição
Como mencionamos, a margem de contribuição é fundamental para avaliar se a receita atual é o suficiente para pagar todas as contas, mas não apenas isso.
Esse indicador também tem a função de auxiliar o seu negócio a se estabilizar financeiramente. Confira a seguir.
Avaliar o lucro
Toda loja de produtos naturais tem seus gatos, isso todo mundo já sabe. Mas, você tem na ponta da língua quanto de lucro por mês você tem?
Saber quanto lucrativo é o seu negócio é muito importante para saber o quanto é possível investir em marketing ou outras estratégias que estimulem o crescimento do seu estabelecimento.
Definir os preços mínimos
Ao saber sua margem de contribuição, você pode definir de forma mais adequada quais são os preços mínimos que você tem que cobrar pelos seus produtos para pagar as contas da loja e quantas vendas precisa realizar.
Dessa forma, é preciso acompanhar mais de perto como está a receita e realizar as ações necessárias para fechar o mês no azul.
Determinar o ponto de equilíbrio
Determinar o ponto de equilíbrio da loja, o chamado ‘break even’, é quando os custos e despesas da loja de produtos naturais se iguala a receita gerada pelas vendas.
Mesmo que nesse cenário o lucro seja nulo, significa que o seu negócio se tornou auto sustentável.
Esse é um indicador muito importante para quem quer começar uma loja de produtos naturais ou empório do zero.
Para calcular o break even, a fórmula é:
Break even = despesas fixas / margem de contribuição.
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Elaborar estratégias de venda
A margem de distribuição também serve como um ótimo termômetro para as vendas da loja de produtos naturais.
Afinal, se o indicador está baixo ou se o negócio está apenas se pagando, é hora de elaborar estratégias de vendas e promoções.
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Como calcular a margem de contribuição
Agora que você já sabe o que é margem de contribuição e qual é a importância desse indicador para a sua loja de produtos naturais, vamos aprender a calcular.
A fórmula da margem de contribuição é bem simples:
Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis).
Importante dizer que:
- Valor das vendas: preço final do produto;
- Custos variáveis: referente ao valor gasto com bens e serviços para produzir outros bens e serviços;
- Despesas variáveis: gasto para administrar e sustentar o funcionamento da organização, sem que tenha impacto direto no processo de produção.
Ainda com dúvidas? Vamos exemplificar.
Digamos que a empresa 1:
Tem o custo de produção de R$20,00;
Seu preço de venda é R$30,00
E as despesas variáveis são 20% sobre uma venda = R$7,00.
Margem de contribuição = 35 – (20+7)
MC = 35 – 27
Margem de contribuição = R$ 8,00
Para analisar esse valor final, é preciso realizar uma projeção de vendas por determinado período de tempo.
Por exemplo, se você paga R$ 3 mil mensais de despesas fixas e vende, em um mês, 400 unidades do produto, basta multiplicar esse número de vendas pela margem de contribuição, que é 8, chegando ao resultado de R$ 3.200,00.
Nesse caso, o diagnóstico é bom, mas o lucro está bem apertado, já que o que sobra são R$200 e este valor pode não ser suficiente em casos de emergências.
Leia também: Como aumentar o faturamento da loja
Como melhorar sua margem de contribuição
Altere os preços dos produtos
Saber precificar corretamente os seus produtos naturais é fundamental para que a sua loja consiga se autossustentar sem dificuldades.
Mas, isso não quer dizer que você deva apenas subir ou baixar todos os seus preços. É preciso antes analisar seus concorrentes para saber quais são os valores do mercado.
Afinal, caso você consiga oferecer um bom preço em determinado item, isso pode significar que esse item terá mais saída. Então, a partir de determinado número de vendas é possível aumentar a margem de contribuição para pagar todos os custos e despesas.
Mas, atenção. Caso siga por esse caminho, é preciso fazer um bom planejamento financeiro para não acabar no prejuízo.
Reduzir os custos e despesas
Muitos empreendedores focam tanto em aumentar as vendas e o ticket médio, que esquecem que a redução de custos também é um fator muito importante para o crescimento do negócio.
Caso você queira saber mais confira as nossas 7 estratégias de redução de custos.
Migrar para a loja virtual
Migrar a sua loja de produtos naturais física para o online é uma das principais formas de aumentar as vendas sem necessariamente aumentar os custos e despesas.
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