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O que é omnichannel e por que é importante?

O omnichannel ou omnicanal é um fator importante para melhorar o atendimento ao cliente e fidelizar. Saiba mais no artigo.
o que é omnichannel

O omnichannel ou omnicanal é um fator importante para melhorar o atendimento ao cliente e fidelizar. 

Os compradores de hoje interagem com sua empresa pelo menos 10 vezes em média antes de fazer uma compra. 

E essas interações ocorrem em várias plataformas diferentes, como mídias sociais, telefone, Whatsapp, site, e-mail,  dentre outros. 

Isso significa que o comportamento do cliente está mudando, assim como as expectativas dele em relação ao atendimento.

E é nesse ponto que entra o omnichannel. Vamos entender do que se trata e quais são os benefícios? Acompanhe!

O que é marketing omnicanal?

O marketing omnichannel é o processo de implantação de estratégias de marketing em várias plataformas para que você possa se conectar com clientes das várias maneiras que eles consideram valiosas. 

Ou seja, isso quer dizer, que você está presente no canal de atendimento favorito de vários clientes, independente da idade.

Por exemplo, a geração Z (pessoas nascidas entre 1995 a 2010) preferem entrar em contato através das redes sociais, já a Y (nascidos entre 1982 e 1994) preferem Whatsapp e e-mail, já a X (nascidos entre 1965 e 1981) ainda preferem telefone.

Quando a sua loja oferece atendimento padrão e conectado em todos esses canais, quer dizer que o seu negócio está mais apto a receber, reter e fidelizar pessoas de diferentes idades e preferências. Essa é a estratégia omnicanal. 

A diferença entre marketing multicanal e omnicanal

omnicanal

Há um equívoco comum de que o marketing omnichannel e multichannel são a mesma coisa. 

Embora sejam semelhantes, existem algumas diferenças importantes entre as duas estratégias.

O marketing multicanal é quando as empresas usam vários canais para se comunicar com os clientes. 

Com multicanal, cada canal é único e tem o seu próprio processo. Por exemplo, se um cliente fez a compra de um produto por Whatsapp e ele ligar para a loja para saber sobre o seu pedido, a loja irá pedir para ele entrar em contato pelo Whatsapp.

Isso porque, os dois canais não estão integrados. 

No entanto, o marketing omnichannel é justamente o contrário. Se um cliente faz uma compra na loja física e houve um problema com o pedido, ele pode entrar em contato com a loja por qualquer outro canal de atendimento para resolver o problema.

Percebeu como a vida do cliente é facilitada?

Quais são os benefícios do marketing omnichannel?

No último tópico você entendeu porque o omnichannel é vantajoso para o cliente. Contudo, também há benefícios para a sua loja. Confira a seguir.

Melhor Retenção de Clientes

Ao oferecer uma experiência e comunicação consistentes em todas as plataformas, o marketing omnichannel gera confiança nos clientes, que provavelmente, dão preferência para comprar de você. Assim, seu negócio aumenta a retenção e a fidelização.

Leia também: Como aumentar a presença digital da sua loja e vender mais?

Jornada do cliente aprimorada

O marketing omnichannel fornece dados sobre a jornada de compra do cliente e seu comportamento no funil de vendas. Com esse entendimento você pode melhorar seu desempenho e minimizar os pontos de desistência.

Lei também: Comportamento do consumidor: confira como e porque analisá-lo!

Aumento nas vendas

A principal vantagem dessa estratégia é que ela permite que você alcance sua base de clientes com segmentação e personalização precisas. Quanto mais engajamento do cliente você gera, mais leads e conversões você obtém, e tudo isso resulta em um ROI mais alto.

Leia também: Por que investir em marketing? Confira 7 motivos

Abordagem Integrada

marketing omnichannel

O marketing omnichannel orienta melhor toda a equipe em direção aos objetivos do negócio comuns, em vez de as equipes de vendas, atendimento e marketing trabalharem para alcançarem metas diferentes. 

Dessa forma, o crescimento da sua loja é mais certo.

Entender melhor o cliente

Existem várias maneiras de coletar dados do cliente, como mídias sociais, dispositivos, listas de e-mail, ofertas, IDs, para citar alguns. 

Estudar esses canais pode fornecer informações melhores sobre como cada canal contribui para seus objetivos. Assim, você passa a saber o que funciona e o que precisa ser melhorado. 

Essa avaliação, teste e aprimoramento contínuos fornecem percepções aprimoradas do cliente ao longo do tempo e um fortalecimento de sua competitividade no mercado.

Melhor Organização

Quando cada canal é visto simplesmente como sua própria plataforma autônoma, fica mais difícil criar políticas para cada um. Quando você tem uma estratégia coesa, pode simplificar suas operações de marketing para economizar tempo e dinheiro.

Em breve, traremos um artigo no blog para explicar como implantar o omnichannel na sua loja. Fique ligado!

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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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