Feijão Veneza loja de produtos naturais atacado

Saiba como fazer o fechamento de caixa na forma correta

O fechamento de caixa é fundamental para a sobrevivência e crescimento do seu negócio. Saiba tudo sobre o tema no artigo.
Saiba o que é fechamento de caixa e porque ele é importante

Você faz o fechamento de caixa da sua loja de produtos naturais? Com qual frequência? Registra todas as entradas e saídas? Categoriza os valores da forma correta?

Como já mencionamos diversas vezes aqui no blog, a gestão financeira é uma das principais responsáveis pela sobrevivência e crescimento do negócio. 

Então, se fechar as portas do negócio nem passa pela sua cabeça, confira o que é, importância e como fazer um da forma correta.

O que é fechamento de caixa?

De forma simples, o fechamento de caixa é um processo onde você, dono do negócio, confere todas as entradas e saídas que ocorreram em um determinado período e analisa se o saldo restante está de acordo.

Esse processo pode ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente. Seja qual for a frequência escolhida, é algo que precisa ser feito. E quanto mais se demora para realizar o fechamento, torna-se mais difícil encontrar o motivo das divergências financeiras, se houverem.

Leia também: Controle financeiro empresarial: como fazer

Por que fechar o caixa?

Saiba o que é fechamento de caixa e porque é importante.

Quando o fechamento de caixa é realizado regularmente, você passa a ter muito mais controle do dinheiro do negócio, evitando perdas, e reduzindo os riscos de ficar no vermelho.

E quanto mais cedo uma divergência nas entradas e saídas é notada, mais rapidamente ela é corrigida, evitando que aconteça novamente. 

Alguns exemplos de divergências que podem ocorrer são:

  • Precificação errada de produtos;
  • Descontos não programados a clientes;
  • Retirada de pagamento para despesas pessoais ou para cobrir custos inesperados;
  • Troco errado.

Mesmos que os valores sejam baixos, se esses erros acontecem com frequência, com o tempo esses valores se transformam em um buraco na conta do negócio.

Então, no final do mês, pode ser que o caixa não dê conta de pagar todas as despesas ou vá comendo aos poucos o dinheiro da reserva. 

Sem um controle, sua loja de produtos naturais fica no vermelho e vai acumulando dívidas. E o pior: sem entender o porquê. 

Portanto, se você deseja que o seu negócio consiga se manter estável financeiramente e como consequência, cresça, organização, controle e disciplina são as palavras-chave para realizar o fechamento de caixa.

Leia também: Como fazer um planejamento financeiro para a sua loja

6 passos para fazer fechamento de caixa da forma correta

6 passos para um fechamento de caixa correto.

Pronto para saber como cuidar melhor do dinheiro do seu negócio? Então, confira como fazer o fechamento de caixa em apenas 6 passos:

Defina um responsável

Como mencionamos, o fechamento de caixa precisa ser realizado com certa frequência. Portanto, se você não tiver tempo, será necessário definir um responsável pela atividade. 

E como é algo relacionado a dinheiro, prefira alguém de confiança. 

Leia também: O que é e como calcular o capital de giro

Elabore um fluxo de caixa

O fluxo de caixa se refere ao controle de todas as receitas e despesas atribuídas ao seu negócio. É ele que vai indicar quanto vai sobrar cada mês, se há algum valor disponível para investir e etc.

Para saber mais sobre o fluxo de caixa, confira este outro artigo.

Registre a abertura do caixa

Você sempre irá começar o dia com algum saldo disponível no caixa da sua loja de produtos naturais (ou pelo menos deveria). Esse valor deve ser anotado para que se tenha um ponto de partida.

Também é importante anotar as despesas (se houver) que serão pagas no dia, semana ou mês, dependendo da frequência em que você irá realizar o fechamento.

Anote todas as entradas e saídas

Todas as entradas e saídas, por menores que sejam devem ser registradas no fechamento de caixa.

Isso vale tanto para os pagamentos aos fornecedores e funcionários, quanto o seus salários e as despesas da loja. Não deixe nada de fora, nem aqueles 2 reais usados para comprar uma sobremesa depois do almoço.

Junte comprovantes, recibos e notas fiscais, e identifique cada um deles. Eles serão importantes na hora de conferir tudo.

Leia também: Margem de contribuição: o que é, importância e como calcular

Confira todos os valores

Para se organizar melhor e fazer a conferência dos valores da forma correta, sempre divida as entradas e saídas em grupos.

Por exemplo, as que entradas que foram feitas no cartão a vista, as que foram parceladas, o que foi pago no dinheiro, as que estão relacionadas as despesas com funcionários e com a loja.

Dessa forma, fica mais fácil visualizar de que forma estão ocorrendo as entradas e as saídas. Se houver muitas entradas de compras parceladas e muitas saídas a vista, é preciso ter uma atenção maior, para evitar que o caixa da loja nunca fique zerado.

Nessas situações, é preciso ter um controle financeiro ainda maior para evitar que a loja fique no vermelho.

Conclua o fechamento de caixa

Passo a passo de como fazer o fechamento de caixa.

Se você se organizou direitinho e fez todos os passos que listamos do fechamento de caixa, esta última etapa tende a ser menos complicada.

Agora, basta subtrair as entradas pelas despesas e chegar a um novo saldo atualizado. E este será o valor utilizado como ponto de partida no dia seguinte. 

Lembrando que, caso seja feito um fechamento de caixa diário ou semanal, o saldo desses precisarão ser comparados ao fechamento no final do mês. 

Assim, você tem certeza que todas as entradas e saídas estão corretas. 

Gostou do artigo e quer aprender mais sobre como administrar a sua loja de produtos naturais ou empório da melhor maneira e impulsionar seu crescimento?

Então, dê uma olhada no nosso curso. São conteúdos especiais feito de um lojista de produtos naturais para outro!

Nele, você irá aprender a:

  • Integrar a sua operação online com a offline: a prenda o que você precisa ter para vender online (mesmo que apenas para os bairros próximos), quais as melhores práticas para vender mais e conheça todas as oportunidades que existem para sua loja na internet.
  • Identificar os melhores canais e ações de marketing para sua loja: entenda quais os canais e ações são mais prováveis de dar resultado para uma loja de produtos naturais, evitando assim investimentos mal sucedidos.
  • Fidelizar clientes sem grandes dificuldades: fidelização de clientes e compras recorrentes são as principais engrenagens de crescimento de um negócio. Aprenda aqui formas de provocar essa fidelidade em seus clientes!
  • Calcular quanto você deve investir no marketing do seu negócio: entenda quais são as práticas de mercado na hora de decidir quanto investir no marketing da sua loja.

Invista no crescimento da sua loja de produtos naturais! Clique no botão abaixo:

QUERO SABER COMO FAZER MINHA LOJA CRESCER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

Postagens recentes

Inscreva-se em nossa newsletter

Enviaremos a você novos conteúdos do blog e novidades relacionadas à Feijão Veneza.