Ter sucesso em vendas é o principal desejo de todo empreendedor. E para alcançar esse objetivo não existe uma fórmula mágica, mas sim, ações, que juntas podem aumentar o lucro da sua loja de produtos naturais.
E, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário possuir naturalmente habilidades de vendas ou de persuasão. Com estudo, prática e esforço é possível obter bons resultados.
Portanto, você que chegou até esse artigo já está à frente de muitos empreendedores que nem sequer buscam se informar para melhorar a situação do negócio.
Afinal, uma das características fundamentais para ser um vendedor hoje em dia é ouvir, pois, o foco total é no cliente.
Quer mais dicas sobre como obter sucesso em vendas? Acompanhe.
6 fatores essenciais para obter sucesso em vendas
1. Conheça seu público alvo
Conhecer o público alvo é uma das primeiras dicas para se obter sucesso em vendas. Isso porque, é preciso saber se a sua comunicação, seu preço e seu posicionamento estão corretamente direcionados.
Atualmente, uma das formas mais fáceis de conhecer sua audiência é através das redes sociais, pois a partir da criação de conteúdo para o perfil é possível acompanhar as métricas e captar as preferências dos seus consumidores.
Além disso, é possível criar um funil de vendas através dos posts, o que ajuda tanto na captação de novos clientes, como para conhecer melhor sua audiência.
2. Atente-se a comunicação
Como mencionamos no começo deste artigo, o cliente é o grande foco do momento. Por isso, é fundamental se atentar ao modo como você está se comunicando com os seus consumidores.
Já temos um conteúdo que fala justamente sobre a importância do atendimento humanizado. Você pode conferir aqui.
3. Foque no atendimento
A época em que os vendedores só se importavam em vender, já passou. É preciso treinar os funcionários para que eles forneçam um bom atendimento, independente se haverá conversão ou não.
Até porque, um cliente que for mal atendido, não voltará mais, sobre nenhuma hipótese. Já quem foi bem tratado pode voltar e se fidelizar. As chances são bem maiores, não há como contestar isso.
Além disso, o consumidor hoje em dia é muito mais informado, pois a internet facilitou esse acesso. Portanto, é preciso ser honesto e não exagerar na hora de mostrar o valor do produto, pois isso aumentará as chances de rejeição.
Em um primeiro momento, você pode até estranhar essa dica. Mas, acredite, quanto mais você se posicionar como um parceiro e não como vendedor, maior será a confiança que você passará para o consumidor.
4. Conheça bem o seu produto
Para fornecer um bom atendimento e obter sucesso em vendas, conhecer bem os produtos naturais que você vende é muito importante.
O seu conhecimento ou o dos seus funcionários sobre a mercadoria poderá ser o que fará aquele cliente comprar o produto, além de aumentar a sua credibilidade.
Além disso, quanto mais informação você possuir sobre determinado produto, melhor será a ajuda e o atendimento que você fornecerá ao seu consumidor. E, como consequência, você aumenta as chances de fidelização.
Portanto, ao abordar um cliente, mostre o valor do seu produto e não o preço. Foque em como a mercadoria pode ajudar, e não que ela está com desconto.
Já no cenário onde o cliente já possui determinado produto no carrinho, ofereça alguma mercadoria que complemente o que ele já está levando, ou ainda, sugira algum item que possua uma vantagem financeira maior para ele.
5. Acompanhamento e pós-venda
Não é atoa que estamos ressaltando muito nesse conteúdo que atualmente, o cliente é o foco principal. O consumidor de hoje quer um bom atendimento durante todo o processo de compra. Ele quer se sentir valorizado pela loja ou empório.
E uma ótima forma de demonstrar isso é através do acompanhamento e do pós -venda. Esteja em contato com o cliente toda vez que o processo desde a compra até a entrega mudar.
Assim, ele vai perceber que a sua loja está preocupada em fornecer uma boa experiência. Então, avise quando o produto começar a ser separado, quando for encaminhado para a transportadora, atualize-o sobre os prazos, seja transparente e ofereça suporte em caso de problemas.
Depois que a mercadoria for entregue, também é necessário entrar em contato para colher feedback.
Dessa forma, a confiança do cliente sobre o seu negócio aumenta.
6. Fidelize seu consumidor
Quando o assunto é o sucesso em vendas, muitos empreendedores só focam em aumentar o número de conversões e o lucro e esquecem que clientes fiéis são essenciais para o crescimento da marca.
Para se aprofundar mais no assunto, já existe no nosso blog, algumas dicas de como fidelizar clientes no varejo, confira aqui.
Antes de ir, convidamos você empreendedor, para conferir as principais tendências para o varejo em 2022 e assim, ficar por dentro do que estará em alta este ano e como se adaptar para estimular ainda mais o crescimento do negócio.
Outro texto relevante para você que está buscando aumentar o sucesso em vendas é o “9 dicas práticas de como vender pelo Whatsapp”.
Para mais conteúdos como esse, acesse o nosso blog. Toda semana tem um novo conteúdo especial para você, dono de empório ou loja de produtos naturais.
Comentários