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8 formas de oferecer frete grátis na sua loja

Saiba como oferecer frete grátis sem prejudicar seu negócio.
como oferecer frete grátis ou reduzir o preço do frete

Quem tem uma loja ou um empório e faz entrega de mercadorias, sabe como o preço do frete/entrega pode ser um empecilho para aumentar as vendas.

Na verdade, os preços de envio podem prejudicar seriamente seu potencial de vendas. Eles são uma das principais causas de abandono de carrinho – de acordo com um estudo recente do Paypal, 43% dos compradores dizem que abandonaram os carrinhos de compras porque os preços do frete eram muito altos.

Por outro lado, também sabemos que oferecer frete grátis sempre, e para todas as compras também acaba afetando muito o financeiro do negócio. 

Mas, calma, há algumas ações que você pode realizar. Confira a seguir.

Crie um pedido mínimo para oferecer frete grátis

Em vez de olhar para o frete como uma despesa comercial necessária, considere-o uma oportunidade de aumentar suas vendas. 93% dos compradores online são encorajados a comprar mais produtos quando as opções de frete grátis estão disponíveis.

A psicologia por trás disso é simples – as pessoas sentem que não estão realmente recebendo alguma coisa quando pagam uma taxa de envio. Não há nenhum benefício claro em gastar esse dinheiro. 

Mas, se eles realmente conseguirem fazer uma “boa compra”, estarão dispostos a gastar um pouco mais. Ou seja, o raciocínio é: “Não quero gastar R$10 reais de frete em uma compra de R$20. Mas, posso gastar R$20 reais a mais do que planejei para conseguir frete grátis”. 

Então, basta calcular quão alta uma venda normalmente precisa ser para que o lucro obtido cubra as despesas de envio.

Por exemplo, digamos que você descobriu que em compras acima de R$50 você consegue oferecer frete grátis sem que sua receita seja muito prejudicada. É isso que você vai oferecer ao cliente.

Outra forma de reduzir o preço do frete é dar descontos conforme o valor de compra. Por exemplo, para compras de até R$20, os clientes ganham R$5 de desconto no frete. Já para compras de R$25 a R$30, o desconto sobre para R$10 e assim vai.

Qualquer um desses métodos que você escolher tentar, provavelmente terá resultados positivos nas vendas. 

Leia também: Como aumentar a presença digital da sua loja e vender mais?

Ofereça outras maneiras de conseguir frete grátis

frete gratis ou reduzir preço do frete

Existem outras coisas valiosas que os clientes podem fazer para que valha a pena cobrir os custos de envio – eles podem ajudar a expandir seus negócios, avaliar de forma positiva o seu negócio ou se fidelizar ao seu negócio.

31% dos compradores online dizem que estariam dispostos a participar de um programa de fidelidade para ganhar frete grátis. 

Por exemplo, crie um sistema de pontos e identifique quais ações um cliente pode realizar para retornar valor suficiente para você cobrir o frete. Em seguida, atribua um valor de ponto a cada ação e estabeleça um limite de pontos para frete grátis.

Algumas ações dignas de pontos a serem consideradas:

  • Fazendo uma compra (R$ 1 = 1 ponto ou 1 compra = 10 pontos);
  • Compartilhamento nas redes sociais;
  • Avaliando o seu negócio no Google;
  • Deixar compras programadas para os próximos meses.

Você pode usar esse método para impulsionar ainda mais as vendas colocando uma data de validade no código de frete grátis que seus clientes ganham. 

Isso dá aquele pequeno impulso que eles precisam para aproveitar o frete grátis assim que o ganham ou o mais rápido possível.

Leia também: Como vender o estoque parado?

Frete grátis, sim, mas apenas para alguns produtos

O frete grátis pode ser o destaque perfeito para alguns itens do seu catálogo.

Você pode promover produtos com uma margem de lucro maior, para maximizar os benefícios potenciais, ou usar essa técnica para vender itens sazonais.

As possibilidades dessa opção são infinitas, mas a filosofia deve permanecer a mesma: use o frete grátis para promover os produtos que podem trazer mais benefícios para o seu negócio.

Leia também: Programa de fidelidade: o que é e como funciona essa estratégia

Torne o frete uma taxa fixa previsível

Quando frete grátis ou com desconto não é algo que você pode pagar, você pode suavizar o golpe mantendo o frete a uma taxa fixa previsível. Os clientes não gostam de surpresas na hora do pagamento – então, qualquer coisa que você possa fazer para evitar que o preço do frete pareça uma surpresa desagradável é ótimo.

Por exemplo, se você tiver margens de lucro bastante altas na maioria dos produtos, provavelmente poderá definir uma taxa fixa. Você pode consumir um pouco do custo de envio dos itens de margem mais baixa, mas, idealmente, os de margem alta compensam isso.

Para manter o elemento surpresa sob controle, coloque isso em um banner na sua loja física ou no seu site. 

Leia também: O que é pós-venda e como fazer

Incorpore o frete aos preços de seus produtos

Uma maneira inteligente e simples é incluir a despesa de frete no preço do produto para que você possa oferecer frete grátis. 

Tudo o que você precisa fazer é calcular o custo médio de envio de cada produto e aumentar o preço nesse valor. Tenha em mente, porém, que fazer isso pode significar que você precisará aumentar os preços dos produtos se e quando os custos de envio aumentarem.

Se você não se sente à vontade para incluir o custo total do frete no preço do produto ou acha que isso limitará seu potencial de vendas tornando seu produto superfaturado, tente combinar essa tática com a opção de taxa fixa. 

Adicione uma parte do custo de envio ao preço do produto e, em seguida, cobre uma taxa fixa pelo custo restante. Novamente, isso precisará ser ajustado quando seus custos de envio mudarem.

Leia também: Como vender pelo Instagram: 10 dicas práticas

Reavalie suas embalagens

oferecer frete gratis

Pode parecer pouco, mas reavaliar a embalagem do produto e os materiais de envio pode realmente aliviar sua carga – literalmente e financeiramente. 

Muitos sites de comércio eletrônico estão enviando produtos em caixas maiores do que o necessário. O papelão é pesado e seu peso provavelmente está custando mais do que você imagina. 

Meça e pese seus produtos mais vendidos, procure as opções de embalagem de menor custo e menor peso disponíveis e veja se você pode obter um bom desconto fazendo uma compra em massa.

Leia também: Como aumentar o faturamento da loja

Possibilite a retirada de produtos na loja física

Uma tendência recente decorrente da pandemia do COVID-19 são as pessoas que compram online, mas retiram as mercadorias na loja física. 

Leia também: Ticket médio: o que é, como calcular e aumentar

Esteja presente nos aplicativos de entrega

Ao estar presente em aplicativos de entrega, você permite que os consumidores que estão mais próximos de você tenham outra opção de frete e pedido mínimo. 

Além disso, você reforça a presença da sua loja de produtos naturais ou empório na região em que está.

Leia também: Tipos de Marketplace: qual é o melhor para a sua loja?

Aprenda a usar o marketing a favor da sua loja e aumente suas vendas

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2 respostas

    1. Oi, Débora! Bom dia, tudo bem? Oferecemos frete grátis para a grande São Paulo, em compras acima de 500kg por enquanto, mas sempre estamos buscando melhorar os benefícios que oferecemos aos nossos clientes. Além disso, o blog tem como objetivo ajudar outras lojas de produtos naturais a crescer e por isso, produzimos conteúdo que possam ajudar esses negócios a atrair e reter clientes. Qualquer dúvdia estamos a disposição!

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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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