Estoque parado é um dos maiores problemas dos varejistas. Além de ocupar um precioso espaço nas prateleiras, o estoque excedente limita o capital e pode impedi-lo de reinvestir em seu negócio ou comprar coisas que você realmente precisa.
É por isso que é essencial estar sempre atento ao volume de vendas da loja. É só a partir das informações sobre a velocidade em que o estoque vai embora que é possível tomar as decisões corretas de compra e marketing.
Ainda assim, problemas de excesso de estoque às vezes podem surgir por causa de coisas que você não pode controlar, como a economia, por exemplo.
Então, o que fazer? Como vender esse estoque parado?
É o que você vai descobrir nesse artigo. Acompanhe!
7 formas de vender o estoque parado
O estoque parado pode ser decorrência de uma falta de controle de estoque rigoroso ou simplesmente consequência de uma economia ruim, fazendo com que a demanda seja abaixo do esperado.
Independente do motivo, veja a seguir formas de vender essas mercadorias.
1- Reposicione os produtos na loja

Se você está lidando com estoques de baixa movimentação, é uma boa ideia aumentar a exposição desses produtos.
Isso significa ter esses itens em mais lugares em sua loja. Você pode, por exemplo, exibi-los na frente da sua loja e ter os mesmos produtos na parte de trás.
Preste atenção aos seus relatórios de venda, para descobrir quais áreas de sua loja são mais frequentadas pelos compradores. Use essa informação ao decidir onde colocar as mercadorias que saem menos.
Leia também: Layout de loja: o que mudar para atrair mais clientes
2- Dê descontos (mas seja estratégico sobre isso)
Considere reduzir os preços do estoque parado. Comece oferecendo descontos menores, de 5 a 10% e vá aumentando se a procura continuar baixa.
Você também pode usar a tática de oferta relâmpago para gerar um senso de urgência em seus clientes.
Ou, se você tiver muitas mercadorias das quais precisa se livrar, considere realizar uma super liquidação e atrair mais clientes para a sua loja.
Quanto maior for evento e mais divulgação tiver, melhor, pois instiga os clientes que passarem por sua loja a comprar por medo de perder uma boa oportunidade.
Além disso, se a liquidação for realizada da forma correta, você estará conquistando novos clientes para ajudar a manter um bom volume de vendas no futuro.
Leia também: Como dar desconto para clientes sem se prejudicar
3- Monte combos
Se fizer sentido para sua loja, considere agrupar determinados produtos e vendê-los por um preço um pouco menor do que se comprados separadamente. Isso permitirá que você venda o estoque parado sem ter que sofrer um impacto tão grande em seus lucros.
Montar combos de produtos relacionados ou complementares e criar uma oferta irresistível para eles é uma situação vantajosa para o seu negócio – o ticket médio do seu pedido aumenta e você consegue limpar o excesso de estoque.
Por exemplo, as pessoas que desejam comprar itens pré-treino, para ganhar massa muscular ou emagrecer, estão provavelmente interessadas em outros suplementos que podem melhorar seu desempenho.
Isso, combinado com o fato de que muitas pessoas decidem implementar resoluções de condicionamento físico durante o início do ano, fazem deste um pacote promocional oportuno e eficaz.
Leia também: Como fazer uma promoção: 12 estratégias para sua loja
4- Ofereça-os como brindes ou incentivos
Essa tática funciona melhor para itens de baixo custo. Se um produto for difícil de vender, use-o como uma oferta ou incentivo. Você pode, por exemplo, oferecê-lo como um “suborno” para que as pessoas se inscrevam na sua lista de e-mails ou aumentem o valor das compras.
Por exemplo, comprando R$30 reais de farinha de amêndoas, ganhe 1kg de farinha de banana-da-terra grátis.
Leia também: 7 técnicas de vendas para varejo
5- Considere executar descontos de multi-compra

Uma oferta de compra múltipla é um tipo de promoção de vendas que permite que os clientes comprem produtos com taxas de desconto se comprarem uma determinada quantidade ou valor. Ofertas como “Pague 2 e leve 3” é um exemplo comum de desconto multicompra.
No universo dos produtos naturais, isso também pode funcionar no a granel. Por exemplo, “compre 1kg de chá de erva-cidreira e ganhe mais 500g grátis”.
6- Venda em marketplaces
Você pode tentar vender as mercadorias excedentes em marketplaces, como Amazon, Magazine Luiza, Shopee e Mercado Livre.
Isso um pouco de tempo para cadastrar os produtos, tirar boas fotos e fazer uma boa descrição.
No entanto, é um ótimo caminho para você tentar vender o produto em seu preço original, antes de partir para a estratégia de conceder descontos.
Leia também: Tipos de Marketplace: qual é o melhor para a sua loja?
7 – Aposte no frete grátis ou ofereça delivery
Muitas vezes, o problema não está nem no preço da mercadoria. Se a sua loja física também vende online, o que pode estar impedindo suas vendas é o preço do frete.
Muitos consumidores não gostam ou não acham justo pagar pelo frete quase o mesmo preço da mercadoria e por isso, deixam de comprar.
Agora, se você só possui loja física, você pode estar deixando de atingir um público que compraria as mercadorias que estão paradas, e que estão localizados um pouco afastado da sua loja.
Nesse caso, ir até sua loja é um grande empecilho que deve ser eliminado. Portanto, considere oferecer o serviço de delivery de forma própria, ou comece a fazer parte de aplicativos, como iFood e Rappi, mesmo que isso signifique ter de aumentar os preços para conseguir dar conta das taxas.
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