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Plano de negócios para loja de produtos naturais: 7 passos

Tem o desejo de abrir uma loja de negócios e não sabe por onde começar? O primeiro passo é montar um plano de negócios. A gente te ensina como elaborar um no artigo!
plano de negócios loja de produtos naturais

Está com planos de abrir um empório ou loja de produtos naturais e não sabe por onde começar? Antes de tudo, o primeiro passo é elaborar um plano de negócios. Quer saber mais? Acompanhe o artigo.

O mercado de produtos naturais

Em 2020, o mercado de alimentos saudáveis que já vinha ganhando mais espaço foi estimulado ainda mais pela pandemia. O setor – incluindo produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados – atingiu R$ 100 bilhões no País, segundo a pesquisa da Euromonitor Internacional.

Em relação a 2019, o crescimento foi de 3,5%. Além disso, a RG Nutri também observou que a alimentação do brasileiro passou por mudanças. Em seu estudo, 78% afirmaram que começaram a ficar mais atentas à alimentação e à saúde, enquanto 53% afirmou que passou a buscar informações sobre a função dos alimentos.

Diante deste cenário, é compreensível que muitos empreendedores decidam investir uma grana e abrir um empório ou uma loja de produtos naturais, já que os números do mercado indicam que é um bom negócio.

Mas, é preciso ter calma. Por mais que o setor esteja em alta, é necessário, antes de tudo, fazer um plano de negócios, para que o que for investido tenha retorno.

Leia também: Como fazer promoção? Saiba como se planejar

O que é plano de negócios?

De forma simples, o plano de negócios é um documento que auxilia o empreendedor a definir seus objetivos e os meios possíveis para atingi-los. Ou seja, é esse planejamento que vai demonstrar se o seu negócio faz sentido ou não.

Isso porque, ele considera inúmeros fatores, como o mercado, recursos financeiros e operacionais, e público-alvo. Dessa forma, os riscos são diminuídos e você passa a ter conhecimento sobre todos os pontos do seu negócio, os fracos e os fortes.

Leia também: Tipos de Marketplace: qual é o melhor para a sua loja?

Por que o plano de negócios é importante?

Engana-se quem acredita que o plano de negócios é apenas para quem está abrindo um novo negócio. Seu objetivo é orientar o empreendedor para que ele saiba por quais caminhos pode crescer e como agir diante de algumas dificuldades.

Inclusive, uma vez terminado, ele deve ser revisado periodicamente. E apesar de não eliminar totalmente os riscos, o empresário ganha conhecimento sobre o que deve esperar, diminuindo assim, as incertezas. 

De forma resumida, os benefícios do plano de negócio são:

  • Define metas, objetivos e organiza as ideias para dar início a uma nova empresa;
  • Serve de orientação para empreendedores que desejam expandir o seu negócio;
  • Auxilia a administração do negócio de forma estratégica;
  • Ajuda na definição de metas de curto, médio e longo prazo, dando ampla visão do que deve ser priorizado.

Agora que você já sabe qual é a função do plano de negócios e porque ele é importante, está na hora de aprender a fazer o seu próprio.

Leia também: Controle financeiro empresarial: como fazer

Como montar um plano de negócios

Um plano de negócios bem completo possui inúmeras etapas. Neste artigo, resumimos as principais, que são as que te orientarão melhor quanto ao financeiro, público alvo, dentre outros fatores. Acompanhe a seguir.

Análise de mercado do plano de negócios

A análise de mercado é um dos pontos-chave do plano de negócios. Isso porque, é nesta etapa que você vai entender quem são seus concorrentes e seus clientes. Além disso, ele também te orienta em relação aos produtos que sua loja vai te oferecer. 

Identificando os clientes

É muito importante ressaltar que os clientes não compram apenas produtos. O estímulo também surge do desejo ou da oferta de resolução de um problema. Por conta disso, é preciso conhecer bem quem são seus consumidores e como o seu negócio pode auxiliá-los.

Para isso, responda às perguntas pensando no público ao qual o seu negócio será direcionado:

  • Qual a faixa etária do seu público?
  • É um público predominante masculino ou feminino?
  • Onde moram?
  • Quanto ganham?
  • Possuem família? Grande ou pequena?
  • Com qual frequência compram esse tipo de produto? Onde compram?
  • Qual o preço médio desses produtos?
  • O que leva o seu público a comprar em determinado lugar: atendimento, preço, marca, qualidade, pagamento, entrega ou o atendimento?
  • Onde estão seus clientes: rua, bairro, cidade, estado ou país inteiro?
  • Seus clientes encontrarão sua loja com facilidade? Está bem localizado?

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A concorrência

Ao observar a concorrência, você pode obter dicas valiosas para o seu plano de negócios.Então, identifique seus principais concorrentes e anote as seguintes informações:

  • Qualidade das embalagens: cor, variações, tamanho, material;
  • Preços;
  • Localização da loja física e se possui outros canais de venda;
  • Condições de pagamento oferecidas;
  • Qualidade e disponibilidade do atendimento;
  • Serviços oferecidos: entrega, delivery, comprar online e retirar na loja, horário de funcionamento;
  • Garantias oferecidas.

No primeiro momento, pode ser que sua empresa não tenha condições de se igualar com os concorrentes. No entanto, ao levantar esses fatores, eles podem ser colocados como objetivos a serem alcançados pela sua loja de produtos naturais.

Leia também: Como analisar a concorrência?

Plano de marketing

O plano de marketing será responsável por divulgar a sua empresa e produtos, além de elaborar estratégicas para as vendas dos produtos e definir o modo ideal do seu negócio se relacionar e atender os clientes. 

Nesta etapa, liste todos os produtos que serão vendidos. Se ainda não tiver ideia, você pode dar uma olhada no artigo “Produtos naturais mais vendidos: Veja o top 10”. É importante também, definir como eles serão apresentados: rótulo, embalagem e benefícios. 

Informe também quais serão os canais de venda disponibilizados – como, por exemplo, o whatsapp – e quais outros serviços serão oferecidos (delivery, entrega, dentre outros).

Determine também quais são as redes sociais mais apropriadas para sua empresa criar um perfil e expor seus produtos, além de criar conteúdo. 

Leia também: Como criar um plano de marketing para a sua loja

Preço

Nessa parte do plano de negócios, você vai determinar o preço dos seus produtos. Para fazer da forma correta, é preciso levar em consideração alguns fatores, como custo do produto e lucro desejado.

Nesta etapa, confira o preço praticado no mercado e confira se você está na média.

Leia também: Como precificar produto: alimentos naturais

Plano operacional

No plano operacional, você deve:

  • Determinar a organização do espaço físico: onde ficarão as prateleiras, freezers, balcão de atendimento, caixa e gôndola;
  • Avaliar a capacidade produtiva: qual é o número de clientes que podem ser atendidos no espaço atual e quantos funcionários serão necessários para auxiliar no funcionamento da loja;
  • Defina quais serão os serviços administrativos que precisarão ser feitos, quem vai ser responsável para cada um e quais equipamentos são necessários;
  • Liste os fornecedores que atenderão sua loja de produtos naturais;
  • Planeje como será realizado o controle e gestão do estoque do negócio.

Plano Financeiro

O plano financeiro é a parte do plano de negócios que avalia se o recurso financeiro que você possui é o suficiente e quais serão suas estimativas de lucro no início. 

Nesse sentido, o investimento inicial total é composto por: investimento fixo, capital de giro e pré-operacional.

Explicando:

  • Investimento fixo: todos os equipamentos e materiais que você precisa comprar para que seu negócio possa começar a funcionar;
  • Capital de giro: o valor que precisa estar em caixa para que o negócio continue aberto. Esse recurso é utilizado para pagamentos de despesas, fornecedores, compra de estoque (inicial e contínuo), funcionários e impostos, por exemplo;
  • Investimento pré-operacional: refere-se às despesas de reformas, taxas de abertura de empresa, licença para funcionamento, dentre outros.

Estimativa de faturamento mensal

Uma forma de criar uma estimativa é por meio da multiplicação da quantidade de produtos oferecidos pelo preço de venda. No entanto, é preciso considerar o preço dos concorrentes e o valor o qual os clientes estão dispostos a pagar.

Não esqueça de incluir no plano de negócios sazonalidades, ou seja, se há épocas pré-definidas onde as vendas caem ou aumentam.

Não se esqueça também de estimar o quanto será gasto para contratar e manter funcionários, pois esse fator impacta de forma significativa nas despesas mensais e no lucro da loja de produtos naturais.

Leia também: Como fazer um planejamento financeiro para a sua loja

Análise de Cenários e Análise Estratégica

Esta etapa do plano de negócios atua como modo de prevenção se as coisas derem errado. Nesse sentido, na análise de cenários, o empreendedor deve listar os riscos que a empresa corre como alta no preço dos fornecedores, vendas muito baixas, dentre outros.

Depois disso, entra a análise estratégica onde o empreendedor irá elaborar planos e alternativas para que as dificuldades listadas sejam contornadas.

Avaliação do plano de negócios

Pronto, seu plano de negócios para a sua loja de produtos naturais está definido. Para quem já possui um negócio aberto, é só explorar outros objetivos, como “abrir mais uma loja” e utilizar o mesmo modelo. 

Uma vez pronto, é hora de revisar e colocar tudo em prática. Só não se esqueça de atualizá-lo de forma periódica, para ajustar objetivos, riscos, e oportunidades.

Vai começar um negócio e precisa de um fornecedor de qualidade com ótimos preços? Visite a loja virtual da Feijão Veneza.

E para mais dicas de sucesso sobre lojas de produtos naturais, continue acompanhando o blog. Toda semana tem um artigo preparado especialmente para você! Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que ajudaremos você!

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Comentários
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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

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A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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