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Público alvo e persona: qual a diferença? – Conheça seus clientes

Entenda porque saber a diferença entre público-alvo e persona é essencial para criar estratégias de marketing mais eficientes. Leia agora e descubra como entender as necessidades do seu público pode fazer toda a diferença!
publico alvo e persona

Você sabe como fazer marketing eficiente? É preciso saber para quem você está fazendo a propaganda. Isso é chamado de direcionamento. Para ter um bom retorno sobre o investimento, você precisa conhecer o público que tem mais chances de querer o seu produto e fazer uma comunicação que fale diretamente com eles.

Mas como você pode conhecer seu possível cliente? Existem duas formas no marketing: público-alvo e persona. Cada uma tem suas características e aplicações ideais.

Neste texto, vamos explicar a diferença entre público-alvo e persona, suas melhores aplicações, exemplos e como você pode criá-los para a sua loja. Vamos lá!

O que é público-alvo?

O público-alvo é o grupo de pessoas que você quer que compre o seu produto. Para defini-lo, é importante saber informações sobre as características sociais, econômicas e demográficas dos possíveis consumidores, como idade, gênero, região e profissão.

O público-alvo pode ajudar a definir preços e a escolher os canais de divulgação mais eficazes.

Exemplos:

  • Mulheres de 25 a 40 anos, residentes em bairros de classe média alta, com profissões como executivas e atletas amadoras. Essas mulheres são frequentadoras de academias, praticam atividades físicas regularmente e valorizam uma alimentação saudável e equilibrada. 
  • Homens e mulheres acima de 50 anos, aposentados ou em vias de se aposentar, residentes em áreas de praia ou campo. Esse público é preocupado com a saúde e busca produtos naturais que ajudem a prevenir doenças e a manter a qualidade de vida. 

Como descobrir o público-alvo?

Descobrir qual é o público-alvo da sua loja pode ser uma tarefa fácil se você responder algumas perguntas simples, como:

  • Seu produto é para empresas ou para pessoas físicas?
  • Onde moram as pessoas que compram seu produto? Em que cidade, região ou estado?
  • Seu produto é destinado a homens ou mulheres? Ou é para ambos?
  • Qual a idade dos seus consumidores?
  • Qual a renda média do seu público?
  • Qual a formação escolar dos seus consumidores?
  • Qual o estado civil das pessoas que compram seu produto?
  • Em que geração seu produto é mais popular?
  • Com que frequência seus clientes compram o produto?

Se você já tem clientes, pode fazer uma pesquisa com eles para entender melhor o perfil do seu público-alvo. 

Com essas informações, fica mais fácil direcionar suas campanhas de marketing para atingir as pessoas certas e aumentar as chances de sucesso do seu produto.

O que é persona?

publico alvo e persona

O público-alvo já não é tão usado porque não é muito detalhado. Então, surgiu uma nova solução chamada “buyer persona”, que é um perfil imaginário do cliente ideal da loja. 

O objetivo é que a empresa entenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, criando estratégias de marketing mais precisas. 

A buyer persona é mais detalhada do que o público-alvo e ajuda a criar uma conexão e empatia com o cliente, o que leva a uma criação e segmentação de marketing mais eficazes. 

Além das informações já mencionadas pelo público-alvo, a buyer persona inclui:

  • Um nome fictício;
  • Uma breve história sobre a rotina da persona;
  • Profissão;
  • Hábitos de compra;
  • Estilo de vida;
  • Redes sociais favoritas;
  • Hobbies;
  • Valores;
  • Problemas relacionados ao produto;
  • Dúvidas;
  • Ambições.

Quando você cria a persona do seu cliente ideal, você não apenas entende melhor suas necessidades, mas também pode obter informações valiosas para melhorar suas estratégias de marketing e vendas. Essas informações incluem:

  • Qual linguagem usar para se comunicar com seu cliente;
  • Quais redes sociais são mais eficazes para anunciar seu produto;
  • Quais tópicos são relevantes para seu cliente;
  • Que tipo de conteúdo é mais atraente;
  • Quais palavras-chave usar em sua campanha;
  • Onde investir em publicidade e propaganda;
  • Oportunidades para oferecer produtos relacionados;
  • Quando é o melhor momento para oferecer um produto;
  • Como criar um e-mail marketing eficaz.

Ao contrário do público-alvo, a persona pode ser usada em todas as etapas de vendas e marketing, desde a criação de um produto até a sua venda.

Exemplo de persona

Nome: Ana Paula

Idade: 35 anos

Profissão: contadora

Renda: Entre R$ 3 mil e R$ 5 mil por mês

Estado civil: Casada

Região: São Paulo

Comportamento de compra:

Prefere utilizar produtos saudáveis para cozinhar

Faz compras online

Prefere lojas que ofereçam frete grátis ou com valor reduzido

Gosta de ser avisada sobre promoções e lançamentos

Interesses:

Segue influenciadores de saúde e alimentação saudável no Instagram

Preocupa-se com a saúde e bem-estar

Gosta de praticar esportes ao ar livre

Faz academia

Dores:

Fretes caros

Preocupação em manter uma alimentação saudável sem gastar muito dinheiro

Objetivos:

Encontrar opções de produtos naturais mais acessíveis com boa qualidade

Ter uma aparência saudável e bem cuidada

Ter mais energia e disposição para praticar exercícios

Como descobrir a persona?

publico alvo e persona

Para criar uma persona eficiente, você precisa de dados concretos sobre seus clientes ou sobre o mercado em que atua. Isso pode ser feito por meio de entrevistas ou pesquisas com clientes existentes. 

Algumas perguntas que podem ajudar a criar uma persona são: 

  • Quem é o comprador potencial;
  • Quais são suas características físicas e psicológicas;
  • Quais são suas atividades pessoais e profissionais;
  • Qual é seu nível de instrução;
  • Quais são seus desafios e obstáculos? 
  • Quais informações ele consome e onde;
  • Quais são seus objetivos, dificuldades e desafios;
  • E como sua empresa pode ajudá-lo. 

É importante lembrar que a persona não pode ser baseada em suposições, mas sim em dados reais.

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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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