Nos dias de hoje, ter um e-commerce ou loja virtual é essencial para qualquer empreendedor que deseja expandir seus negócios e alcançar um público maior.
No entanto, apenas ter uma presença online não é suficiente para garantir sucesso nas vendas. É preciso saber como atrair clientes e, mais do que isso, como convertê-los em compradores fiéis.
Então, se você já tem uma loja virtual ou e-commerce de produtos naturais, nós iremos, neste texto, abordar algumas estratégias eficazes para aumentar as vendas na internet.
Agora, se a sua loja ainda não é online, nós te indicamos esse material gratuito “Como levar sua loja física para o virtual”.
Analise o comportamento do público-alvo
Definir o público-alvo é um dos primeiros passos a serem dados por quem está criando uma marca. No entanto, é importante ter em mente que o comportamento dos consumidores pode mudar ao longo do tempo. Por isso, é fundamental acompanhar as novas tendências.
Observe a concorrência
Para criar estratégias competitivas, é necessário analisar a concorrência, mesmo que isso possa parecer invasivo.
Uma forma de fazer isso é observar os preços, as mudanças no site, promoções e outras estratégias de marketing utilizadas pelos concorrentes. Também é útil realizar compras no concorrente para entender melhor as formas de pagamento e entrega disponíveis.
Além disso, é importante entrar em contato com o atendimento para avaliar a qualidade e rapidez no atendimento ao cliente.
Mostre depoimentos de clientes
Você já se deparou com um anúncio de produto no Facebook e ficou indeciso sobre comprá-lo?
Muitas vezes, a solução é procurar por comentários de outros usuários que já experimentaram o produto.
Para aumentar as vendas online, é importante priorizar a confiança do cliente. Coletar depoimentos de clientes satisfeitos e exibi-los de forma destacada em seu site ou na página do Google Meu Negócio. Isso ajuda a demonstrar a qualidade do produto e influenciar a decisão de compra do cliente em potencial.
Use as mídias sociais para promover ofertas especiais
Não há como negar que a mídia social é uma poderosa ferramenta de marketing digital. Com bilhões de usuários em todo o mundo, é uma ótima maneira de alcançar um grande público de forma rápida e fácil.
Ao compartilhar promoções e descontos especiais com seus seguidores, você pode incentivá-los a fazer compras em sua loja online.
Crie buyer personas e mapas de jornada do usuário
Se você deseja aumentar suas vendas online, uma das melhores coisas que uma pequena empresa pode fazer é entender seu público. Para fazer isso, você pode criar buyer personas e mapas de jornada do usuário.
Ao entender seu público-alvo e como eles interagem com seu site, você pode garantir que otimizou seu funil de vendas para conversões. Além disso, você pode usar essas informações para criar campanhas de marketing personalizadas de acordo com as necessidades e interesses do seu público.
Buyer persona
Uma buyer persona é uma representação do cliente ideal, criada com dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, além de suposições educadas sobre seus históricos pessoais, motivações, objetivos e desafios.
Para criá-la, é necessário pesquisar clientes atuais e potenciais, analisando informações como idade, gênero, profissão, interesses, comportamentos de compra, entre outras. Com a buyer persona, é possível entender melhor as necessidades e desejos do público-alvo.
Jornada de compra do usuário
A jornada de compra do usuário é o processo pelo qual um cliente potencial passa desde o momento em que ele percebe uma necessidade ou desejo até a compra do produto.
Essa jornada geralmente é composta por diferentes etapas, como conscientização, consideração e decisão:
- Conscientização: Nesta etapa, o cliente potencial percebe uma necessidade ou problema e começa a procurar informações para solucioná-lo. O objetivo do marketing nesta etapa é atrair a atenção do cliente e fornecer informações relevantes para que ele possa entender melhor o problema.
- Consideração: Depois que o cliente potencial identifica o problema, ele começa a pesquisar as possíveis soluções. Nesta etapa, o objetivo do marketing é fornecer informações detalhadas sobre os produtos ou serviços oferecidos, comparando-os com os concorrentes e destacando os benefícios de cada opção.
- Decisão: Finalmente, na etapa de decisão, o cliente está pronto para fazer a compra. Nesta fase, o objetivo do marketing é incentivar o cliente a escolher o produto ou serviço oferecido, fornecendo informações adicionais, como depoimentos, avaliações de clientes e garantias.
Lide com seus carrinhos abandonados
Carrinhos abandonados representam 70% de todos os carrinhos de compras online, e esse número continua aumentando.
Para recuperar essas compras que estão, em um primeiro momento, “perdidas”:
- Dê uma olhada no seu processo de checkout e certifique-se de que seja o mais simplificado possível. Os clientes devem poder concluir suas compras com apenas alguns cliques;
- Ofereça incentivos para a finalização da compra, como frete grátis, pague 1 leve 2 ou brindes;
- Use as estratégias de e-mail marketing para recuperar o interesse do cliente.
Use fotografia de produto de boa qualidade
Use fotos de alta qualidade de seus produtos online! Com as câmeras dos smartphones sendo o que são, não há desculpa para ter imagens borradas e mal editadas em seu site.
Boas fotos de produtos mostrarão aos clientes em potencial como seu produto se parece na vida real e podem dar a eles uma ideia melhor se é algo em que estão interessados ou não.
Melhore o SEO do seu site
Se você deseja aumentar as vendas online, melhorar o SEO do seu site é um ótimo lugar para começar. SEO significa “otimização de mecanismos de pesquisa” e se refere à prática de tornar seu site mais visível nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, como o Google.
Em outras palavras, quando alguém pesquisa um termo no Google, como “loja de produtos naturais” é mais provável que seu site apareça no topo da lista de resultados. E como é mais provável que as pessoas cliquem em sites que aparecem no topo da lista, isso pode gerar mais tráfego e, por fim, mais vendas.
Melhorar seu SEO pode ajudar a construir confiança e credibilidade com clientes em potencial. Afinal, se o seu site aparece no topo, deve ser porque você é uma autoridade no assunto, certo?
Use pop-ups inteligentes
Pop-ups são pequenas janelas que aparecem em uma página da web. Eles podem aparecer logo quando você abre uma página, aparecer gradualmente ou deslizar da parte superior, inferior ou lateral da página.
Usar pop-ups de forma eficaz pode convencer quem visita o seu site a comprar de você.
Invista em tráfego pago
Dependendo da competitividade do seu setor, pode ser difícil classificar bem se destacar dos concorrentes sem investir em anúncios pagos.
No entanto, você pode usar plataformas de PPC como o Google Ads para colocar anúncios nos resultados de palavras-chave específicas.
Além do Google, a maioria dos sites de mídia social também possui plataformas de publicidade PPC. Considere usá-los no Facebook, Instagram e outros sites relevantes para seu público-alvo para ampliar seu alcance.
Trabalhe o pós-venda e o relacionamento com o cliente
Muitos acreditam que a venda online se encerra no momento em que o produto é entregue. Contudo, para manter a fidelização e aumentar a recorrência das compras, é fundamental investir no pós-venda e no relacionamento com o cliente.
Por isso, é importante realizar o acompanhamento da venda, monitorar a satisfação do cliente e oferecer novidades e ofertas que possam interessá-lo.
Pequenos gestos, como enviar mensagens em datas especiais, também ajudam a estreitar a relação e manter os clientes engajados, o que pode levar a novas vendas.
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