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Como fazer um planejamento financeiro para a sua loja

Elaborar um planejamento financeiro empresarial para a sua loja é fundamental para mantê-la sustentável e entender o que pode ser feito para estimular o crescimento. Saiba como elaborar um no artigo.
Saiba como montar um planejamento financeiro para a sua loja de varejo

Sua loja possui um planejamento financeiro empresarial? 

Cuidar da parte financeira é essencial para o crescimento e sustento do seu negócio. E, com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso utilizar todos os recursos disponíveis para gerenciar os custos e aumentar os lucros.E uma dessas ferramentas é o planejamento financeiro. 

Se a sua loja de produtos naturais não possui um, esse é o momento para fazer um balanço geral das suas finanças, definir as metas ou revisá-las. 

Neste artigo, você vai entender o que é um planejamento financeiro e como montar um. Acompanhe!

O que é um planejamento financeiro?

Saiba o que é um planejamento financeiro empresarial e porque é importante para o crescimento da sua loja.

Um planejamento financeiro é uma análise geral dos seus recursos monetários, A partir dele, é possível visualizar de forma mais clara, como o seu orçamento está sendo gasto e quais despesas podem ser cortadas para aumentar o lucro.

Além disso, o plano financeiro também permite identificar possibilidades de investimento em marketing e publicidade para estimular as vendas em datas especiais, como Natal, Black Friday, entre outros.

Saber com exatidão, quais são os custos para funcionar durante todo o ano e como está seu orçamento te dará mais segurança para investir e como consequência, estimulará o crescimento do seu negócio.

Saiba mais: Controle financeiro empresarial: como fazer

Como fazer um bom planejamento financeiro empresarial?

Agora que você já sabe o que é planejamento financeiro empresarial e, porque ele é importante, vamos às etapas para fazer o da sua loja. Confira:

#1 Faça uma análise geral da situação

O primeiro passo para fazer o plano financeiro é fazer uma análise geral do seu negócio. Para isso:

  • Avalie a concorrência (saiba como neste outro artigo);
  • Elenque os pontos fortes da sua loja: o que funciona bem, qual o motivo que leva seus clientes voltarem a comprar ou elogiar seu negócio?
  • Liste as oportunidades: quais são as suas metas? Existe algum produto, serviço ou benefício que os concorrentes não oferecem e a sua loja poderia oferecer?
  • Identifique as fraquezas: quais setores da sua loja podem ter melhorias?

Essa primeira análise vai te dar uma visão mais estratégica do seu negócio. Você vai ter mais clareza sobre o que pode ser enfatizado pelo marketing (forças) e o que precisa melhorar para poder crescer.

#2 Levante todos os custos e despesas

Saiba como montar um bom planejamento financeiro para a sua loja de produtos naturais

O segundo passo do plano financeiro empresarial é levantar todas as despesas.

Primeiro, liste os custos fixos, como aluguel e assinatura de serviços. Depois, enumere as despesas flexíveis, como taxas de maquininha e cartão, impostos e frete. 

Então, defina quanto você precisa ter no caixa mensalmente para pagar as contas. É importante deixar uma margem caso ocorra algum aumento. 

É importante lembrar que as despesas a serem levantadas são apenas as relacionadas a sua loja e não as suas pessoais. 

Portanto, defina um salário fixo para você todo mês e o restante, deixe no caixa da loja. Esse montante é o que vai ser utilizado para investir no crescimento do seu negócio. 

Saiba mais: O que é custo variável e fixo?

#3 Realize a previsão de diferentes cenários

Com todos os custos listados, fica mais fácil determinar o orçamento mínimo para continuar funcionando e visualizar o que sobra tanto para lidar com possíveis imprevistos, quanto para investir. 

Então, faça perguntas como:

  • Quanto poderia ser investido em marketing mensalmente? 
  • Qual seria o prejuízo se algum produto não vendesse o esperado?
  • Qual seria o cenário se as vendas caíssem drasticamente?
  • Quais despesas poderiam ser cortadas se a loja tivesse que passar por uma obra de emergência?
  • Se as vendas aumentassem muito de uma hora para outra, você teria capital para contratar um funcionário?

Considere situações positivas e negativas e pense em soluções para cada uma delas considerando o orçamento que você possui hoje. 

Feito isso, determine quais ações precisam ser realizadas para que a sua loja permaneça estável financeiramente e com caixa frente a todos os cenários. 

Saiba mais:Quanto investir em marketing?

#4 Reduza e controle os gastos

Nesta etapa no plano financeiro, é preciso olhar para as despesas de forma mais analítica. Separe um tempo para analisar uma por uma e defina quais são realmente fundamentais, quais podem ser reduzidas e outras que podem ser eliminadas. 

Por exemplo, se a sua empresa de frete aumentou o preço nos últimos meses, vale procurar outras que ofereçam valores mais competitivos.

Saiba mais: 7 estratégias de redução de custos

#5 Elabore o plano de ação

O mapa financeiro da sua loja de produtos naturais está pronto. Agora, é hora de definir o que será feito em cada setor para aumentar a margem de lucros e estimular o crescimento do seu negócio sem perder a qualidade. 

Para isso, primeiro defina metas mensais, semestrais ou anuais e o que pode ser feito para atingi-las. Por exemplo:

  • Ao final do ano, a meta é aumentar as vendas em 10%. O que pode ser feito: investir em marketing, conseguir fretes mais baratos, apostar na fidelização, rever o layout da loja, melhorar o atendimento e vender por mais canis, etc;
  • Aumentar o lucro sobre as mercadorias em 3%: rever os preços das mercadorias e das embalagens e buscar outros fornecedores;
  • Abrir outra unidade: conseguir mais capital, buscar locais, estudar preço de aluguel, instalação, funcionários.

E para o plano de fato funcionar, faça um cronograma realista e viável para a realização de cada etapa.

Saiba mais: Como aumentar o faturamento da loja

#6 Faça uma análise dos resultados

Por último, sempre acompanhe e analise os resultados de cada ação. Se alguma coisa não der certo, anote de forma bem detalhada o que foi feito e tente encontrar a razão para isso. 

E nunca pare de rever os custos, despesas e oportunidades de investimento. Lembre-se: para crescer, é preciso investir. Não há outra forma. 

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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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