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Análise SWOT para lojas: o que é e por que fazer?

Saiba como a análise SWOT pode te ajudar a identificar o que você precisa fazer para atrair mais clientes, vender mais e crescer.
análise swot para loja de varejo

Para que a sua loja alcance o sucesso é preciso analisar seus processos com certa frequência para garantir que eles estejam operando da maneira mais eficiente possível.

Embora existam várias maneiras de avaliar seu negócio, um dos métodos mais eficazes é realizar uma análise SWOT.

Trata-se de um planejamento que ajuda sua loja a superar desafios e determinar qual é o caminho do crescimento. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é análise SWOT?

Uma análise SWOT é uma análise profunda dos pontos fortes (S), fracos (W), oportunidades (O) e ameaças (T) da sua loja.

O objetivo principal desse diagnóstico é ajudar as empresas a desenvolver uma consciência sobre todos os fatores envolvidos na tomada de uma decisão de negócios.

Por que é importante fazer uma análise SWOT?

Saiba como fazer uma análise swot para loja.

É como já mencionamos aqui no blog diversas vezes, cada ação que você for realizar na sua loja, é fundamental fazer um planejamento antes. 

Só assim é possível identificar o que funciona e o que não, e manter o financeiro saudável.

Portanto, use sua análise SWOT para elaborar estratégias de marketing, vendas e de negócios, com foco em alavancar pontos fortes e descobrir oportunidades para superar os pontos fracos e superar as ameaças.

Também é aconselhável realizar esse diagnóstico apenas para verificar o cenário atual da sua loja, para que você possa identificar pontos de melhora ia. A análise pode mostrar as principais áreas em que seu negócio está tendo um desempenho ideal, bem como as quais precisam de ajustes.

Veja também:

Indicadores de venda para varejo e como acompanhá-los

Como fazer análise SWOT?

Agora que você já entendeu o que é uma análise SWOT e qual a sua importância, vamos aprender a fazê-la. Anote as dicas a seguir e mãos a obra!

Fatores internos

Os pontos fortes (S) e fracos (W) referem-se a fatores internos, como:

  • Recursos financeiros: financiamento, fontes de renda e oportunidades de investimento;
  • Recursos físicos: localização, instalações e equipamentos;
  • Recursos humanos: colaboradores e público-alvo;
  • Processos atuais: programas  e sistemas de software (como CRM e software de contabilidade).

Pontos fortes (S)

Identifique seus pontos fortes primeiro, pois eles formarão a base de suas oportunidades. 

Faça perguntas como:

  • Força da marca: como está o investimento em marketing e divulgação? Suas redes sociais estão ativas?
  • Ponto de venda: sua loja física está bem localizada?
  • Variedade de produtos: seu mix de produtos é grande?
  • O que seus clientes adoram em sua loja ou sobre os seus produtos?
  • O que a sua loja faz melhor que os concorrentes?
  • Que recursos você tem à sua disposição que seus concorrentes não têm?

Em seguida, divida esses pontos fortes em categorias menores como atendimento ao cliente, design da loja, preços, tecnologia e assim por diante. 

A força do seu negócio é o que o diferencia dos concorrentes diretos.

Veja também:

Como criar um plano de marketing para a sua loja

Pontos fracos (W)

Já para descobrir os pontos fracos da sua loja de produtos naturais, é preciso analisar os concorrentes a fim de encontrar as principais áreas que precisam de atenção e melhorias. 

Alguns exemplos de perguntas que você pode se fazer:

  • O que seus clientes não gostam em sua loja ou sobre seus produtos?
  • Quais problemas ou reclamações são frequentemente mencionados enas avaliações negativas?
  • Por que seus clientes cancelam ou abandonam?
  • O que sua empresa poderia fazer melhor?
  • Quais são os maiores obstáculos/desafios em seu funil de vendas atual?
  • Que recursos seus concorrentes têm que você não tem?

Durante esse processo, você pode descobrir que investe menos em marketing do que seus concorrentes ou que está com preços muito acima do mercado. 

Isso ajuda a entender o que precisa ser ajustado para atrair clientes, aumentar as vendas e crescer.

Quer saber como analisar a concorrência? Descubra neste outro artigo.

Fatores externos

Saiba como fazer uma análise swot para varejo.

Os fatores externos são oportunidades (O) e ameaças (T) que geralmente você ou sua loja não controlam, como:

  • Tendências do mercado: novos produtos, avanços tecnológicos e mudanças nas necessidades e no comportamento do público;
  • Tendências econômicas: situação econômico da cidade, estado ou país;
  • Relacionamento com fornecedores e parceiros;
  • Regulamentos políticos, ambientais e econômicos.

Oportunidades

As oportunidades destacam os principais objetivos de curto, médio e longo prazo de uma loja, com base na sua força de vendas. 

Dados sobre o setor de produtos naturais (por exemplo, as pessoas estão preocupadas em melhorar sua alimentação), as relações entre você e seus fornecedores e eventos sazonais, como a Black Friday e o Natal, por exemplo, são todos poderosos impulsionadores de vendas e formam a base para o crescimento.

Perguntas para se fazer:

  • Quais as oportunidades que a sua loja de produtos naturais tem para vender mais hoje?
  • Há academias por perto, onde você poderia vender ou divulgar seus produtos?
  • O negócio está indo bem o suficiente para permitir um investimento em marketing?
  • Os seus concorrentes diretos não estão em marketplaces como iFood e Shopee, o que te dá uma oportunidade de vendera por meio dessas plataformas?
  • Como podemos melhorar nossos processos de vendas//suporte ao cliente?
  • Que tipo de mensagem sua loja passa aos clientes?
  • Como podemos engajar ainda mais nossos clientes fieis? Como recompensá-los?
  • Como estão as despesas da loja? Há algum custo que poderia ser reduzido ou eliminado?
  • Existe orçamento, ferramentas ou outros recursos que não estamos aproveitando a capacidade total?
  • Quais canais de publicidade superaram nossas expectativas – e por quê?

Veja também:

7 estratégias de redução de custos

Ameaças

As ameaças podem ser internas e externas e são classificadas como qualquer coisa que possa ter um efeito negativo no crescimento da receita na loja. 

Para os varejistas, isso pode ser um declínio geral na demanda do consumidor, guerras de preços com concorrentes ou um novo negócio que atrapalha o mercado. 

No entanto, fatores externos maiores, como uma desaceleração econômica ou incerteza política, também podem desempenhar um papel importante nisso. Esses fatores podem afetar a economia local, reduzindo o valor do dinheiro e impactando no custo das importações e exportações.

As ameaças internas podem ser tão simples quanto não ter funcionários suficientes para atender a demanda de seus clientes ou o atraso de algum fornecedor.

Aqui, é importante listar todas as ameaças e o que fazer diante de cada uma delas. São os famosos planos A,B e C, que todo negócio deve ter.

Assim, você fica mais preparado se eles de fato se realizarem.

Veja também:

Saiba como parar de perder dinheiro com estoque parado

Desenvolva uma estratégia

Depois de tudo listado, será preciso definir o que fazer. Antes, responda as seguintes perguntas:

  • Como podemos usar nossos pontos fortes para aproveitar as oportunidades identificadas?
  • Como podemos usar esses pontos fortes para superar as ameaças?
  • O que precisamos fazer para superar as fraquezas identificadas para aproveitar as oportunidades?
  • Como minimizaremos nossas fraquezas para superar as ameaças identificadas?

Após responder a essas perguntas você pode usar a análise SWOT para desenvolver estratégias para atingir suas metas de negócios.

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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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